Componente de ligação direta entre a bicicleta e o terreno, o pneu é o item mais comentado, mais substituído e que mais causa problemas mecânicos em nossas bikes. Conhecer melhor seu funcionamento e manutenção pode aumentar sua durabilidade e reduzir dores de cabeças futuras, tanto nas trilhas quanto no momento da compra de um novo modelo.
Confira abaixo algumas dicas e informações úteis sobre pneus de bikes:
Escolha
Não existe pneu perfeito – Não existe pneu que seja ótimo em qualquer situação. O que você ganha de tração, necessariamente perde em velocidade. Trata-se de um balanço delicado, onde quem determina qual característica deverá ter prioridade sobre a outra é o ciclista.
Existe uma linha tênue entre a ciência e a arte de se criar um bom pneu de mountain bike e o desenho da superfície de rolagem é o lado “arte” desta equação. Via de regra, pneus mais “cravudos” possuem maior tração, enquanto que uma superfície mais suave favorece nas acelerações. O espaço entre os cravos do pneu afeta o escoamento de lama e detritos, o que deve ser levado em consideração ao se pedalar em terrenos úmidos ou em situação de chuva.
Compatibilidade com o aro da roda – Confira junto ao fabricante do aro ou roda quais larguras de pneus são compatíveis com o produto. Embora seja possível utilizar pneus com 2.50 de largura em um aro estreito, isto não é recomendável, já que a parede lateral do pneu pode torcer durante as curvas e inclusive desmontar do aro. Por outro lado, um pneu estreito montado em um aro largo terá sua superfície de rolagem alterada, tornando o pneu instável.
Índice de dureza – Pneus macios são ótimos para tração em trechos técnicos e em curvas, além de serem mais confortáveis. Por outro lado, perdem em durabilidade.
A dureza do pneu é medida através de um equipamento denominado Durômetro Shore (em homenagem ao seu criador, Albert Shore). Via de regra, a dureza dos pneus de bicicleta estão situados em índices de 50 a 60 Shore A (mountain bike), 60 a 70 Shore A (XC de competição) e 40 a 45 Shore A em pneus de Downhill.
Pneus com compostos mais macios (índice Shore A entre 40 a 55) possuem maior tração, mas por outro lado são mais sensíveis a furos. No caso dos pneus de Downhill isto é solucionado com a utilização de uma superfície de rolagem mais espessa. No caso de pneus de XC, onde o peso baixo é crucial, esta solução não é viável.
Pneus do tipo Dual-Compound utilizam borracha mais macia nas laterais da superfície de rolagem e mais dura ao centro. Isto garante uma boa tração nas curvas e boa aceleração e poder de frenagem, além de uma maior durabilidade.
Montagem
Direção de rotação – Sempre monte os pneus na direção indicada em suas paredes laterais. Embora utilizar bicicletas com pneus montados ao contrário possa eventualmente aumentar a tração durante a pedalada, por outro lado haverá uma diminuição da capacidade de frenagem e perda de performance nas curvas.
Larguras diferentes em rodas diferentes – Se você utiliza pneus com larguras diferentes, monte o pneu mais largo na roda da frente e o mais fino na roda traseira. Esse tipo de configuração permite manter boas características de tração e de performance nas curvas.
Um pneu que funcione bem na lama não irá ter a mesma performance em um estradão de terra, da mesma forma que um pneu desenvolvido para uso em terreno rochoso será sofrível em trechos arenosos.
Se você pretende entrar no mundo das competições, considere a possibilidade de possuir vários tipos de pneus para configurar sua bike de acordo com o tipo de terreno a se enfrentar.
Manutenção
Cheque a pressão do pneu antes de ir para a trilha – Este deve ser o item número do seu checklist antes de sair para pedalar. A pressão dos pneus pode ser alterada de um dia para o outro – principalmente os modelos tubeless – , graças a variações de temperatura ou micro furos ocorridos em sua última pedalada. Além disso, diferentes tipos de terreno requerem diferentes pressões de ar, isto sem contar com o seu estilo de pedalada.
Utilize preferencialmente uma bomba de piso e se possível, confira a pressão correta com o auxílio de um manômetro de ar.
Este tipo de cuidado resultará em uma melhor tração e conforto nas trilhas, além da diminuição de pneus furados nas trilhas.