Equipamento gera energia elétrica a partir da força do vento para alimentar acessórios da bike, como luzes de segurança e até smartphones
A empresa japonesa Thank Co. desenvolveu um produto que proporciona uma maneira ecológica de fornecer energia elétrica para os acessórios de nossa bike. Trata-se do Portable Wind Generator 2, um mini moinho elétrico que, acoplado ao guidão da bicicleta, aproveita o vento para produzir eletricidade, a exemplo das turbinas eólicas utilizadas no nordeste do Brasil e em outros cantos do mundo.
Pesando apenas 124 gramas e medindo 8cm de largura, 6,9cm de profundidade e 10cm de altura, este aerogerador é facilmente instalado na bicicleta e permite alimentar um farol de LED que vem como acessório. Uma luz verde indicadora acende todas as vezes que o aparelho está fornecendo energia.
Com a bicicleta em movimento, é possível gerar entre 500 a 700 miliamperes, o suficiente para recarregar através de suas portas USB, aparelhos como GPS, smartphones ou tablets. A velocidade mínima para iniciar a carga é de 15km/hora, que deverá ser constante para que funcione de maneira otimizada.
Ol Portable Wind Generator 2 pode ser adquirido por 49 dólares no site do fabricante (em japonês).