O fabricante norte-americano Ibis está relançando sua bicicleta Tranny, anteriormente disponibilizada com rodas de 26 polegadas. A nova versão, denominada Ibis Tranny 29 vem não apenas com outro formato de roda, mas também com uma série de modificações em relação ao modelo original.
Entre as alterações que mais chamam nossa atenção, destaca-se o triângulo traseiro escamoteável que, mediante a parafusos instalados nas junções do canote do selim e do tubo da caixa de centro, possibilitam fazer um ajuste fino no comprimento do chainstay, permitindo de forma facilitada a instalação de grupos singlespeed. Além disso, é possível remover totalmente o triângulo traseiro, ajudando bastante no transporte da bike em viagens.
A geometria foi desenhada para trabalhar tanto com amortecedores com 100mm quanto 120mm de curso. Conforme a configuração, é possível deixá-la com características de XC (menor curso de suspensão e maior altura do movimento central) ou de trail bike (com curso maior e movimento central mais próximo do solo).
O novo modelo é compatível com sistemas de transmissão singlespeed que utilizem correias dentadas no lugar de corrente. No website da Ibis é possível montar essa configuração com o sistema belt-drive da Gates.
O quadro prima pela qualidade no acabamento, onde todo o cabeamento das marchas e do canote telescópico é roteada em seu interior, resultando em um visual bem limpo. Opcionalmente, a Ibis fornece portas plásticas para os dutos, caso você não utilize tantos cabos.
A nova Ibis Tranny 29 será disponibilizada em quatro tamanhos de quadro, que poderão ser vendidos de forma avulsa ou como bike completa. O quadro é compatível com pneus de até 2,3 polegadas de diâmetro e pesa apenas 1,4kg, algo razoável, se levarmos em consideração o hardware necessário para a montagem do triângulo traseiro.
Nos Estados Unidos, o quadro será vendido por 1.699 dólares e as bicicletas completas terão preços a partir de 2.999 dólares, conforme a configuração. No website da Ibis, existem opções para montagem com grupos Shimano Deore XT, Shimano XTR (1x e 2x), e SRAM X01 e XX1, além das opções singlespeed.