19 de setembro de 2024
Josimar Sena da Silva - Foto: Alexandre Okazaki/Shimano

Shimano patrocina equipe de paraciclismo brasileira

Josimar Sena da Silva - Foto: Alexandre Okazaki/Shimano
Josimar Sena da Silva – Foto: Alexandre Okazaki/Shimano

Para a Shimano, empresa líder mundial de componentes e acessórios de bicicletas, a responsabilidade social é fundamental e deve estar presente no dia a dia. Ao longo dos anos, a companhia vem realizando diversas ações e apoiando iniciativas que comprovam essa preocupação social da empresa japonesa. Agora, a Shimano dá mais um passo nessa direção e patrocina, pela primeira vez no Brasil, uma equipe de paraciclismo. A Vemex/Shimano/CCSJC/Univap foi lançada no domingo (29), na 5ª etapa do Campeonato Valeparaibano de Paraciclismo, em São José dos Campos (SP).

A equipe é atualmente composta pelos paratletas Jady Martins Malavazzi, que terminou em 9º lugar no ranking mundial em 2013, e Josimar Sena da Silva, que ocupa hoje a primeira colocação no Campeonato Valeparaibano de Paraciclismo, e já tem diversos compromissos programados para o ano. O próximo será no dia 27 de julho, em Taubaté (SP), em mais uma etapa do Campeonato Paulista.

“Quando o pessoal da Vemex nos apresentou o projeto, ficamos apaixonados. Temos a preocupação não só de patrocinar a equipe, mas também proporcionar a melhor configuração de componentes para eles. São atletas que têm grandes chances de ter bons resultados e até garantirem vaga para os Jogos Paralímpicos de 2016”, contou Alexandre Okazaki, gerente de marketing da Shimano. “Esse é um projeto que envolve toda a empresa e suas áreas. Podemos fazer cada handbike de acordo com a necessidade de cada atleta. Chamar atenção para acessibilidade e mobilidade é um dos grandes objetivos da Shimano, são temas do nosso advocacy”, completou Okazaki.

Segundo o gerente de marketing da empresa japonesa, estar presente no lançamento da equipe foi muito satisfatório para ele. “O evento deste domingo foi uma agradável surpresa. É uma competição que mostra a capacidade dessas pessoas de romper barreiras e vencer preconceitos. É muito bonito ver um evento desse, com tantos amigos, patrocinadores e atletas”, concluiu.

Para Breno Horta, diretor da Vemex, a parceria com a Shimano para a concretização da equipe foi fundamental. “Para termos boas handbikes e ótimos resultados, precisamos que todo o material seja top. A Shimano, nesse processo, é responsável por toda a parte do sistemas das bicicletas. Hoje, temos dois atletas, porém, até o final do ano, o objetivo é ter cinco e, claro, levá-los todos aos Jogos Paralímpicos Rio 2016”, afirmou o diretor.

A primeira competição da equipe - Foto: Alexandre Okazaki/Shimano
A primeira competição da equipe – Foto: Alexandre Okazaki/Shimano

Paratletas – Jady Martins Malavazzi e Josimar Sena da Silva também se mostravam bastante felizes com a estreia da equipe. “A prova foi boa, com um percurso bem plano, apesar das curvas fechadas, que faziam com que a gente tivesse que diminuir muito a velocidade. Consegui alcançar o objetivo que tinha traçado para a competição e saio satisfeita com o resultado. Com a Vemex/Shimano/CCSJC/Univap, temos mais suporte e estrutura para desenvolver melhor os nossos treinamentos”, falou Jady, que é a melhor brasileira no ranking da modalidade.

Josimar Sena da Silva reitera Jady e confirma que, com a criação da equipe, tudo mudou. “Antes, eu tentava treinar todos os dias, tinha que trabalhar e ainda praticava outras modalidades, como basquete, atletismo, canoagem e golfe. Agora, me dedico exclusivamente ao ciclismo e a diferença já veio. Consegui melhorar muito minha velocidade e performance. E melhorou ainda mais com os componentes e suporte da Shimano. Demorei alguns dias para me adaptar à nova bicicleta, mas agora já está tudo ótimo”, contou Josimar.

“Gostei da performance de hoje. Fiquei em segundo e valeu muito como treino para as próximas competições. Meu primeiro objetivo é ser campeão da Copa Brasil, em agosto. Depois disso, quero disputar os Jogos Paralímpicos de 2016”, completou.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização