7 de setembro de 2024

Giro Rosa começa hoje com presença de quatro ciclistas brasileiras

giro_rosa_capa

Versão feminina do tradicional Giro d’Itália já é considerada uma das maiores e mais disputadas do calendário mundial

Terá início hoje (04/06) uma das principais competições do calendário mundial de ciclismo para as mulheres. O Giro Rosa – uma versão feminina do tradicional Giro d’Itália (para os homens) – estará reunindo as melhores ciclistas do mundo durante nove etapas e 953 km entre as estradas da Itália. Na edição deste ano, a competição terá a presença de quatro atletas brasileiras.

Foto: Nicola Ianuale/Photo Ianuale
Foto: Nicola Ianuale/Photo Ianuale

Será uma marca história alcançada pelo ciclismo brasileiro. Fruto de um trabalho sério da atual gestão da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), que conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, e trabalha empenhada para o desenvolvimento do ciclismo feminino, o Giro Rosa terá pela primeira vez na sua história, quatro atletas brasileiras participando do evento.

As irmãs Clemilda Fernandes e Márcia Fernandes, que representam a equipe espanhola Biskaia/Durango, Flávia Oliveira, da equipe Servetto/Footon e Uenia Fernandes, da Estado de Mexico/Faren, serão as representantes do Brasil na principal competição do ciclismo mundial feminino. A atual campeã é a americana Mara Abbott.

Foto: Nicola Ianuale/Photo Ianuale
Foto: Nicola Ianuale/Photo Ianuale

O prólogo da competição será realizado nesta sexta (4), em Caserta, com uma distância de 2 km. A primeira etapa terá 95 km e será disputada no sábado, 5, com largada e chegada em Santa Maria a Vico. A competição segue até o próximo dia 13, quando será realizada a última etapa. Para a ciclista Clemilda Fernandes, que já disputou outras edições da competição, o segredo é ter uma boa regularidade.

“O Giro é uma prova por etapas muito disputada e desgastante. Precisamos manter o equilíbrio e o máximo de regularidade possível. Por ter nove etapas, teremos que matar um leão por dia. Será uma prova duríssima, mas estaremos mais uma vez lutando para representar o Brasil da melhor maneira”, declarou Clemilda.

Programação:

  • Prologo: Caserta – Caserta, km 2,050
  • 1ª Etapa: Santa Maria a Vico (CE) – Santa Maria a Vico (CE), 95,2km
  • 2ª Etapa: Frattamaggiore (NA) – Frattamaggiore (NA), 120km
  • 3ª Etapa: Caseta (CE) – San Donato Val di Comino (FR), 125,3km
  • 4ª Etapa: Alba Adriatica (TE) – Jesi (AN), 118km
  • 5ª Etapa: Jesi (AN) – Cesenatico (FC), 118,3km
  • 6ª Etapa: Gaiarine (TV) – San Fior (TV), 112km
  • 7ª Etapa: Aprica (SO) – Chiavenna (SO), 91,8km
  • 8ª Etapa: Verbania (VCO) – San Domenico di Varzo (VCO), 90,3km
  • 9ª Etapa: Trezzo sull’Adda (Mi) – Santuario Madonna del Ghisallo (CO), 80,1km
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização