Prova foi disputada nesta quarta-feira, no Parque Ecológico de Indaiatuba, São Paulo
O GP Estado de São Paulo Internacional de Ciclismo tem novos campeões. A competição, que substituiu a tradicional Prova 9 de Julho, realizou, nesta quarta-feira (9), sua terceira edição, desta vez no circuito montado no Parque Ecológico de Indaiatuba. Flávio Cardoso dos Santos, da Funvic/Brasilinvest/São José dos Campos, e Camila Coelho Ferreira, da Memorial/Santos/PM Santos, venceram a categoria Elite, a principal da modalidade, escrevendo seus nomes na história da prova. Flávio, o Baiano, marcou o tempo de 1h18min53seg, enquanto Camila completou as seis voltas com o tempo de 58min26seg205.
No feriado da Revolução Constitucionalista de 1932, o melhor do ciclismo nacional esteve reunido em São Paulo para uma de suas principais provas do calendário nacional. O GP Estado de São Paulo Internacional de Ciclismo 2014 mostrou a força em mais uma edição, com cerca de três mil atletas inscritos, de diferentes categorias. A mudança para Indaiatuba tornou o evento ainda mais interessante, proporcionando um novo desafio para os participantes. Mesmo com um dia fechado e bastante vento, o público local compareceu em grande número para prestigiar o esporte.
Com a participação dos melhores atletas e equipes do país, a expectativa de baterias equilibradas acabou se confirmando, em especial na Elite. No masculino, Flávio Cardoso dos Santos foi o destaque, ao conseguir superar os demais adversários e vencer pela primeira vez a prova. Faltando três voltas para o final, o representando de São José dos Campos e Sidnei Fernandes, da Osasco/Penks/New Millen, escaparam do pelotão principal, deixando a definição para o sprint.
“Coloquei meu nome da história da prova, graças a Deus”, declarou o campeão ao final da prova. “Quero agradecer à minha equipe por todo o apoio, pois conseguimos um grande resultado, com quatro entre os cinco primeiros. Eu e o Sidnei fomos para a definição e consegui levar a melhor”, destacou o ciclista, de 33 anos, 19 deles dedicados ao ciclismo. Natural de Eunápolis, Bahia, ele que tem no currículo dois vices na classificação geral do Tour do Brasil/Volta do Estado de São Paulo.
Feminino – Na briga pelo título na Elite feminina, a vitória foi “da casa”. Apesar de defender a equipe da Memorial, de Santos, Camila nasceu na cidade de Indaiatuba e não escondeu a emoção da conquista. “É muito bom vencer e casa, diante de sua família e dos amigos. O fato de conhecer bem o percurso foi muito importante para chegar a este resultado. É uma emoção muito grande para qualquer pessoa”, afirmou a ciclista, de 26 anos, dez de ciclismo.
Com relação à disputa, a vencedora não escondeu a dificuldade. “O circuito é duro, tinha muito vento e adversárias muito fortes. Isso tudo valoriza ainda mais esta conquista. A equipe veio bem preparada para brigar pelo título e, felizmente, deu tudo certo”, encerrou Camila.
Resultados 2014:
Elite Masculino
- Flavio Cardoso dos Santos (Funvic/Brasilinvest/São José dos Campos), 1h18min53
- Sidnei Fernandes (Osasco/Penks/New Millen), 1h18min54seg
- Alex Correia Diniz (Funvic/Brasilinvest/São José dos Campos), 1h19min42seg
- Roberto Pinheiro da Silva (Funvic/Brasilinvest/São José dos Campos), 1h19min43
- Kleber Ramos da Silva (Funvic/Brasilinvest/São José dos Campos), 1h19min45seg
Elite Feminino
- Camila Coelho Ferreira (Memorial/Santos/P M Santos), 58min26seg205
- Luciene Ferreira da Silva (Funvic/Brasilinvest/São José dos Campos), 58min26seg706
- Cristiane Pereira da Silva (Funvic/Brasilinvest/São José dos Campos), 58min33seg053
- Ana Paula Polegatch (Memorial/Santos/P M Santos), 59min13seg705
- Janildes Fernandes Silva (Clube Fernandes de Ciclismo), 59min19seg538
O GP Estado de São Paulo Internacional de Ciclismo 2014 foi uma realização e coordenação da Federação Paulista de Ciclismo. O apoio é do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude e da Prefeitura de Indaiatuba.