8 de maio de 2024

Nova Specialized Enduro 2015, agora com rodas 27,5 polegadas

Specialized Enduro 650B

A conhecida linha Enduro da marca norte-americana Specialized será disponibilizada ao mercado na versão com rodas 650B (27.5 polegadas), juntamente com a versão 29er, já comercializada. Como já era de se esperar, o modelo com aros 26 polegadas será descontinuado.

O novo quadro 650B virá com um novo triângulo traseiro em liga de alumínio com os stays medindo 422mm. Já o triângulo frontal, em fibra de carbono e no formato FACT X-Wing, não sofreu nenhuma alteração em relação ao modelo 26 polegadas, o que abre a possibilidade para que usuários do modelo 26″ possam futuramente realizar um upgrade para o formato 27.5″ trocando o triângulo traseiro pelo modelo novo. Até o presente momento entretanto, a Specialized não informou se disponibilizará a balança traseira para venda avulsa.

Com as alterações, a geometria da nova Enduro 650B passa a ter um ângulo de caixa de direção de 65,5º e uma caixa de centro com 351mm de altura em relação ao solo.

Detalhe do novo amortecedor Cane Creek Double Barrel Air Inline
Detalhe do novo amortecedor Cane Creek Double Barrel Air Inline

A nova Enduro 650B será disponibilizada em três versões com configurações distintas: S-Works, Expert Carbon e Elite, todas elas equipadas com o novo amortecedor traseiro Cane Creek Double Barrel Inline, com 165mm de curso. Na parte dianteira, serão utilizados os amortecedores RockShox Pike RC ou Fox RCT3, de acordo com a versão escolhida. Ambos garfos possuem 160mm de curso de amortecimento.

Como é de se esperar em uma bike desta categoria, a Enduro 650B 2015 virá equipada com o canote de selim telescópico Specialized Command Post IR, acionado através do novo controle remoto SLR (Single Ring Lever), localizado no lado direito do guidão onde normalmente seria instalado o passador do câmbio dianteiro.

A Specialized redesenhou seu selim Henge para aumentar o conforto e a durabilidade
A Specialized redesenhou seu selim Henge para aumentar o conforto e a durabilidade

A versão topo de linha, a S-Works, terá como grupo transmissor o SRAM XX1 de 1 x 11 velocidade e o modelo Expert Carbon adotará o grupo X01, também da SRAM. Já o modelo Enduro Elite, com quadro em lumínio, terá como grupo o SRAM X1. A versão Comp, também em alumínio, é o único modelo com 10 velocidades, baseado em um pedivela SRAM X1 e câmbio traseiro SRAM X9.

Todas as versões virão equipadas com as rodas Roval Traverse Fattie, na versão em carbono para o modelo S-Works. Como item de conforto, todos os modelos virão equipados com o novo selim Specialized Henge, disponível nas medidas 143mm ou 155mm.

Até o presente momento, não há informações sobre a disponibilidade ou preços no Brasil. Em breve, maiores informações.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização