Foram quatro medalhas conquistadas e vários pontos somados no ranking mundial. Atletas estão participando de Intercâmbio no Centro Mundial de Ciclismo, na Suíça
Os ciclistas integrantes da Seleção Brasileira de Ciclismo de Pista que estão no Centro Mundial de Ciclismo, na Suíça, onde participam do Projeto de Intercâmbio da Confederação Brasileira de Ciclismo, tiveram um fim de semana bastante agitado e positivo. Foram três competições disputadas e quatro medalhas conquistadas, além de somarem pontos importantes no ranking mundial, que será o principal critério para a classificação olímpica Rio 2016.
Na França, disputando o Fenioux Piste Internacional, Wellyda Rodrigues conquistou na última sexta, 10, a medalha de prata na prova de Velocidade por Equipes. A brasileira formou dupla com a sua companheira de intercâmbio, Gabriele Jankute, da Lituânia. A medalha de ouro ficou com as atletas Sandie Clair e Virginie Cueff, da equipe Collectif France. O resultado chegou como motivação para Wellyda, que agradeceu a oportunidade que esta vivendo na Europa.
“Eu fiquei muito motivada com o resultado. Estamos trabalhando muito duro para melhorarmos as nossas marcas, e esse resultado só reforça que temos potencial e através da nossa dedicação e trabalho podemos estar entre os melhores. Eu sou muito grata por fazer parte da seleção e poder estar tendo essa oportunidade incrível aqui na Europa. A Confederação e a Caixa Econômica estão de parabéns por nos proporcionar tudo isso”, destacou Wellyda.
Ainda na sexta (10), pelo Fenioux Piste Internacional, os atletas Flávio Cipriano, Kacio Fonseca e Diefferson Borges disputaram a prova de Velocidade por Equipes e conquistaram a medalha de bronze. O ouro ficou com a equipe Collectif France, que tem como destaque o heptacampeão mundial Grégory Baugé. Na prova de Keirin, realizada no mesmo dia, Flávio ainda alcançou a quinta colocação.
No sábado, 12 de julho, pela competição Fenioux Trophy Piste (Classe 1 – UCI), Kacio Fonseca levou a medalha de bronze na prova do Km Contra-Relógio, completando o percurso com o tempo de 1min05s204. A medalha de ouro ficou com o francês Quentin Lafarque, que cravou o tempo de 1min04s308, seguido pelo também francês Michael D’Almeida, fazendo 1min04s491.
Completando a comemoração brasileira, Fernando Sikora, competindo na Irlanda, faturou a medalha de bronze na prova de Velocidade Individual do GP Internacional Dublin Track Cycling (Classe 1 – UCI). A primeira colocação ficou com Eoin Muller, da Irlanda, seguido por Hugo Haak, da Holanda, em terceiro.
“O fim de semana foi positivo para o Brasil. Um dos pontos importantes que temos que observar é que todos os atletas estão tendo uma excelente adaptação, conseguindo evoluir gradativamente. As competições são cada vez mais importantes e os resultados continuam aparecendo, comprovando o excelente trabalho que vem sendo desenvolvido pela confederação com os nossos principais atletas do Ciclismo de Pista”, comentou Emerson Silva, técnico da Seleção Brasileira de Ciclismo de Pista.
Projeto Intercâmbio – Atualmente a Confederação Brasileira de Ciclismo, com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, contempla seis velocistas do Ciclismo de Pista no Projeto de Intercâmbio. Os atletas Diefferson Borges, Flávio Cipriano, Kacio Freitas, Fernando Sikora, Gabriela Yumi e Wellyda Rodrigues estão reunidos no Centro Mundial de Ciclismo, na Suíça, onde realizam uma preparação especifica para disputar a Copa do Mundo, que terá a primeira etapa em novembro, na cidade de Manchester, na Inglaterra.
Durante esta caminhada classificatória, os atletas estarão participando de várias competições do calendário internacional pela Europa, incluindo o Campeonato Pan-Americano, que acontece entre os dias 10 e 14 de setembro, em Aguascalientes (Mexico).
Além dos atletas do Ciclismo de Pista, atualmente o Brasil também esta representado no CMC por dois talentos do Ciclismo de Estrada, Caio Godoy e João Marcelo Gaspar, e da jovem revelação do BMX, Thaynara Morosini.