Pouquíssimas provas de mountain bike no mundo possuem um nome mais apropriadamente descritivo como a Megavalanche, uma insana competição de Downhill/Maratona, onde nada menos que 600 competidores largam simultaneamente, em uma mistura de avalanche com estouro de boiada.
A largada é dada a 3.000 metros de altitude, sobre um glaciar situado no Pic Blanc, nos alpes Franceses, onde o frio é apenas um dos problemas a ter que se preocupar. Atropelamentos e colisões envolvendo dezenas de ciclistas ao mesmo tempo são frequentes e, a medida em que os atletas deixam a região do glaciar, o terreno passa a ser extremamente lamacento. Tecnicamente falando, não há um percurso de prova delimitado, já que os ciclistas descem por onde dá para descer. Afinal, é impossível fazer com que 600 malucos passem por um singletrack…
A corrida termina em Allemont (720m de altura), após cerca de 2.000 metros de declive e 30km de percurso ladeira abaixo.
É este cenário que Joost Whichman, campeão mundial de Four-X, mostra em seu vídeo sobre a edição 2014 da Megavalanche. Um festival de quedas, carnificina e sobrevivência, não indicado para corações fracos:
Veja também o vídeo de Thibaut Ruffin, da equipe Commençal Riding Addiction:
http://vimeo.com/100754000