24 de novembro de 2024

Mavic lanca a roda Crossmax SL, a mais leve já produzida pelo fabricante francês

Mavic Crossmax SL 2015

Com cubo dianteiro em fibra de carbono, perfil de aro totalmente remodelado e preço relativamente baixo para sua categoria, novo modelo consegue ser ainda mais leve que a já consagrada Crossmax SLR

A marca francesa Mavic acaba de acrescentar mais um membro da família de rodas Crossmax, com o lançamento do novo modelo Crossmax SL, voltado para os adeptos do Cross-Country competitivo.

Com apenas 1.390 gramas por par (aros 26″), o novo modelo utiliza em sua construção materiais e tecnologias proprietária da Mavic, resultando em um conjunto de rodas de baixíssimo peso sem sacrificar a rigidez, a durabilidade e a qualidade da pedalada.

A nova Crossmax SL 2015 possui um perfil de aro mais suave em relação aos modelos anteriores
A nova Crossmax SL 2015 possui um perfil de aro mais suave em relação aos modelos anteriores

Os aros da nova Crossmax SL possuem um perfil totalmente novo em relação às suas irmãs mais velhas, utilizando a tecnologia ISM 4D, resultando em uma roda até 100 gramas mais leve que a atual topo de linha da marca, a Crossmax SLR. Esse perfil assimétrico, com um diâmetro interno de 19mm e externo com 23mm, possui um formato mais suave em relação aos modelos anteriores, mantendo o reforço estrutural na região dos nipples dos raios. Este formato mais liso não apenas diminui o peso do aro em até 10%, como ainda reduz a inércia e aumenta a aceleração.

Assim como no modelo SLR, a nova Crossmax SL 2015 utiliza raios achatados confeccionados em Zicral (liga de alumínio proprietária da Mavic) – com 20 raios na roda dianteira e na traseira – e enraiamento Isopulse na roda traseira (radial no lado do freehub e 2X no lado esquerdo). Como todas as rodas topo de linha da Mavic, a nova Crosmax SL é compatível com o sistema UST Tubeless, dispensando câmaras de ar.

O cubo dianteiro da Crossmax SL possui o corpo em fibra de carbono com as flanges em liga de alumínio. Já o cubo traseiro é produzido totalmente em alumínio e possui compatibilidade com o freehub XD para cassetes de 11 velocidades da marca SRAM. Os cubos são compatíveis também com as blocagens QR, QR15 (dianteiro), 12 x 135 e 12 x 142 (traseira). As flanges esquerdas dos cubos utilizam o sistema de fixação de seis parafusos para os rotores de freio, não sendo compatíveis portanto com o sistema Centerlock da Shimano.

As novas rodas Mavic Crossmax SL serão disponibilizadas nos três formatos do mercado: 26, 27.5 e 29 polegadas. Os pesos de cada conjunto são:

26″: 1.390 gramas por par (630g dianteira e 760g traseira);
27.5″: 1.470 gramas por par (665g dianteira e 805g traseira)
29″: 1.520 gramas por par (690g dianteira e 830g traseira)

A Crossmax SL 2015 estará disponível nos Estados Unidos a partir de setembro pelo preço de 1.000 dólares o par.

Mavic Crossmax SL 2015

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização