Com cubo dianteiro em fibra de carbono, perfil de aro totalmente remodelado e preço relativamente baixo para sua categoria, novo modelo consegue ser ainda mais leve que a já consagrada Crossmax SLR
A marca francesa Mavic acaba de acrescentar mais um membro da família de rodas Crossmax, com o lançamento do novo modelo Crossmax SL, voltado para os adeptos do Cross-Country competitivo.
Com apenas 1.390 gramas por par (aros 26″), o novo modelo utiliza em sua construção materiais e tecnologias proprietária da Mavic, resultando em um conjunto de rodas de baixíssimo peso sem sacrificar a rigidez, a durabilidade e a qualidade da pedalada.
Os aros da nova Crossmax SL possuem um perfil totalmente novo em relação às suas irmãs mais velhas, utilizando a tecnologia ISM 4D, resultando em uma roda até 100 gramas mais leve que a atual topo de linha da marca, a Crossmax SLR. Esse perfil assimétrico, com um diâmetro interno de 19mm e externo com 23mm, possui um formato mais suave em relação aos modelos anteriores, mantendo o reforço estrutural na região dos nipples dos raios. Este formato mais liso não apenas diminui o peso do aro em até 10%, como ainda reduz a inércia e aumenta a aceleração.
Assim como no modelo SLR, a nova Crossmax SL 2015 utiliza raios achatados confeccionados em Zicral (liga de alumínio proprietária da Mavic) – com 20 raios na roda dianteira e na traseira – e enraiamento Isopulse na roda traseira (radial no lado do freehub e 2X no lado esquerdo). Como todas as rodas topo de linha da Mavic, a nova Crosmax SL é compatível com o sistema UST Tubeless, dispensando câmaras de ar.
O cubo dianteiro da Crossmax SL possui o corpo em fibra de carbono com as flanges em liga de alumínio. Já o cubo traseiro é produzido totalmente em alumínio e possui compatibilidade com o freehub XD para cassetes de 11 velocidades da marca SRAM. Os cubos são compatíveis também com as blocagens QR, QR15 (dianteiro), 12 x 135 e 12 x 142 (traseira). As flanges esquerdas dos cubos utilizam o sistema de fixação de seis parafusos para os rotores de freio, não sendo compatíveis portanto com o sistema Centerlock da Shimano.
As novas rodas Mavic Crossmax SL serão disponibilizadas nos três formatos do mercado: 26, 27.5 e 29 polegadas. Os pesos de cada conjunto são:
26″: 1.390 gramas por par (630g dianteira e 760g traseira);
27.5″: 1.470 gramas por par (665g dianteira e 805g traseira)
29″: 1.520 gramas por par (690g dianteira e 830g traseira)
A Crossmax SL 2015 estará disponível nos Estados Unidos a partir de setembro pelo preço de 1.000 dólares o par.