28 de abril de 2024

Yeti SB5c, a mountain bike trail com a inovadora suspensão Switch Infinity

Yeti SB5c

A história da marca norte-americana Yeti confunde-se com a própria história do mountain bike. Fundada em 1985, foi o berço criação de lendários mountain bikers como Melissa “Missy” Giove, pioneira no DH feminino e John Tomac, considerado por muitos como o maior mountain biker de todos os tempos.

Sempre na vanguarda tecnológica, a Yeti produziu sua primeira bicicleta full-suspension em 1992, em uma época em que as bikes hardtails eram utilizadas até em competições de Downhill (!!!).

O sistema Switch Infinity fica localizado logo acima da caixa de centro
O sistema Switch Infinity fica localizado logo acima da caixa de centro

O mais novo lançamento da marca é a Yeti SB5c, que utiliza um inovador sistema de suspensão traseira que, segundo seu fabricante, proporciona uma plataforma de pedalada com uma firmeza sem precedentes, mas que ao mesmo tempo possui uma excelente sensibilidade em terrenos irregulares e absorção de impactos de média e alta intensidade.

A nova suspensão, denominada Switch Infinity, utiliza um sistema desenvolvidos em parceria com a Fox,  na qual um pivô central, localizado logo acima da caixa de centro do quadro, sustenta dois pequenos tubos que deslizam 3mm para cima e para baixo, em sentidos opostos um do outro.

Durante seu acionamento inicial, o pivô move-se para cima, impedindo o acionamento da suspensão durante as pedaladas. Quando a suspensão é ativada pelas irregularidades do terreno, o pivô muda a direção para baixo, deixando a suspensão totalmente ativa.

Apesar da aparente complexidade, o sistema é de fácil manutenção, de acordo com o fabricante. Portas do tipo grease-guard permitem a lubrificação do sistema sem a necessidade de desmontá-lo.

O sistema trabalha em conjunto com o amortecedor Fox Float CTD
O sistema trabalha em conjunto com o amortecedor Fox Float CTD

A SB5c é construída a partir de um quadro de fibra de carbono com o peso de 2,3kg (com o amortecedor Fox Float CTD incluso). Esta mountain bike Trail de 27,5″ possui 127mm de curso de amortecimento traseiro e 140mm dianteiro.

Como em toda a linha Yeti, a SB5c possui um tubo longo tubo superior, compensado pela utilização de uma mesa curta. Comparada a outras bikes da categoria, sua caixa de direção com o ângulo de 67º é bastante relaxada e, aliada ao amortecedor dianteiro de 140mm, resulta em uma bike que transmite uma sensação de segurança nas descidas mais técnicas. Seu triângulo traseiro compacto (442mm) e uma baixa altura do movimento central em relação ao solo contribuem para torná-la uma bike de Trail capaz de se aventurar com desenvoltura nas trilhas mais agressivas.

A Yeti disponibilizará a nova SB5c apenas como bike completa, com duas opções de cores (preto fosco e turquesa) e várias opções de configuração de componentes, o que resulta em preços a partir de 6.599 dólares, dependendo da configuração. As opções de grupo transmissor são os X01 e XX1 da SRAM.

Até o presente momento, a Yeti não tem planos de produzir uma versão mais “econômica” em alumínio.

Especificações:

  • Quadro: Full Carbon, com 2,3kg de peso (com o amortecedor Fox Float CTD incluso)
  • 127mm de curso de amortecimento traseiro
  • Tecnologia de suspensão Switch Infinity
  • Rodas 27,5 polegadas
  • Caixa de direção conificada
  • Protetores de quadro no tubo inferior e no chainstay
  • Roteamento interno do cabo do canote de selim telescópico
  • Guia de corrente ISCG05 removível
  • Movimento central do tipo Press Fit
  • Blocagem traseira 12 x 142mm
  • Disponível nos tamanhos XS, S, M, L, e XL

Yeti SB5c

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização