22 de novembro de 2024

Ciclistas da Seleção Brasileira de Pista sobem ao pódio na Itália

Ciclistas da Seleção Brasileira conquistaram a medalha de bronze na prova de Keirin

Wellyda e CiprianoMantendo a excelente sequência de resultados inéditos para o Ciclismo de Pista brasileiro, os atletas da seleção competiram na Itália, durante o início desta semana, entre os dias 15 e 16 de julho. Wellyda Rodrigues e Flávio Cipriano foram os destaques e subiram ao pódio para comemorarem mais um grande resultado em uma competição válida pelo ranking mundial, através da classe C1.

Os dois atletas alcançaram o pódio na prova de Keirin. Nesse estilo de prova os ciclistas largam atrás de uma motocicleta, que tem a velocidade controlada e vai aumentando no decorrer do percurso até atingir cerca de 45km/h para as mulheres ou 50km/h para os homens. Enquanto a moto estiver na pista os ciclistas são proibidos de ultrapassá-la. Vence quem cruzar a linha de chegada na primeira colocação. Esta prova tem em média 2km de distância percorridos dentro do velódromo.

A competição, que foi disputada na comunidade italiana de Fiorenzuola, teve o nível bastante elevado, contando com a presença de vários ciclistas destaques do circuito internacional. A brasileira Wellyda Rodrigues conquistou a medalha de bronze na prova de Keirin. O primeiro lugar ficou para multicampeã espanhola Helena Casas, que acumula 16 títulos nacionais no Ciclismo de Pista. A medalha de prata ficou com a ciclista Olga Smayilova, do Azerbaijão. Wellyda ainda conquistou a quarta colocação na prova de Velocidade Individual.

Depois do resultado, a brasileira evidenciou a influencia de competir nas principais competições da Europa com a sua evolução técnica e física. “Estamos sentindo na pele a importância que existe em seguirmos um cronograma de treinamentos e pontualmente estarmos participando de competições de alto nível, onde podemos enxergar de perto a realidade do ciclismo mundial” comentou.

“Precisamos ter a consciência de que é necessário treinarmos muito, com total dedicação, para alcançarmos os nossos objetivos, mas estou disposta a fazer isso e abrir mão de tudo para lutar pelo meu sonho. Gostaria também de agradecer mais uma vez a CBC e destacar a importância de estarmos sendo acompanhada pelo técnico Tim Carswell, que compartilha a sua experiência diariamente com a seleção brasileira”, finalizou Wellyda.

Também pela prova de Keirin, Flávio Cipriano foi bronze no masculino. A prova foi uma das mais disputadas, sendo vencida pelo alemão Christos Volikakis, que tem entre seus títulos a medalha de ouro no mundial de 2005 e bronze em 2006 pela categoria júnior, além de ser bronze no Mundial de 2008, já pela categoria Elite. A medalha de prata ficou com o italiano Francesco Ceci.

Projeto de Intercâmbio CBC – Atualmente a Confederação Brasileira de Ciclismo, com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, contempla treze atletas no Projeto de Intercâmbio.

São seis velocistas do Ciclismo de Pista: Diefferson Borges, Flávio Cipriano, Kacio Freitas, Fernando Sikora, Gabriela Yumi e Wellyda Rodrigues. Os atletas estão reunidos no Centro Mundial de Ciclismo, na Suíça, onde realizam uma preparação especifica para disputar a Copa do Mundo, que terá a primeira etapa em novembro, na cidade de Guadalajara, no Mexico.

Além dos atletas da Pista, atualmente o Brasil também está representado no CMC por quatro talentos do Ciclismo de Estrada, sendo dois atletas da Sub-23 (Caio Godoy e João Marcelo Gaspar) e dois atletas da categoria Junior (André Gohr e Rodrigo Quirino). No BMX, a representante é Thaynara Morosini.

Durante este período no projeto, os atletas estarão treinando com supervisão da UCI e participando de várias competições do calendário internacional pela Europa, incluindo Campeonatos Pan-Americanos e Mundiais.

Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização