Ao contrário dos capacetes convencionais confeccionados em EPS (poliestireno expandido), que são desenhados para proteger a cabeça apenas contra impactos diretos, os capacetes com a tecnologia MIPS fornecem proteção adicional contra impactos angulares, mais comuns em acidentes com bicicletas.
A tecnologia é surpreendentemente simples, consistindo de um revestimento plástico da espessura de uma folha de papel, sobreposta à camada interna de espuma EPS do capacete. Durante o impacto causado por um acidente, o MIPS permite que o capacete rotacione levemente – cerca de 15mm – na cabeça do ciclista. De acordo com a Scott, isto reduz a força do impacto transmitido ao cérebro em até 39 por cento.
Além da nova tecnologia MIPS, a Scott realizou um upgrade em seu já conhecido sistema de retenção de capacetes MRAS 2 que, para 2015, virá com o dobro de ajustes em seu dial localizado na parte traseira do capacete, para um melhor ajuste na cabeça.
Até o presente momento, a Scottt não divulgou quando os novos modelos estarão disponíveis ou o seu preço.