Fabricante alemão apresenta sua nova linha de freios a disco hidráulicos, com modelos redesenhados para garantir o máximo rendimento
Com a experiência adquirida em 25 anos na fabricação de freios a disco hidráulicos, a Magura apresenta ao público sua série de freios MT, totalmente reformulada com novas tecnologias, materiais e grafismo e resultando em uma linha de alto rendimento e baixo peso.
Situado no topo da linha, o modelo MT8, indicado para usuários que queiram dispor do máximo poder de frenagem e leveza. Um dos mais leves freios a disco do mercado, o MT8 pesa apenas 299 gramas (freio dianteiro completo com rotor de 160mm). Este resultado foi obtido graças ao emprego de tecnologias como a fibra de carbono Carbolay, empregada na construção das manetes de acionamento e nas abraçadeiras (trata-se do mesmo material utilizado nas motocicletas topo de linha da marca BMW).
As manetes podem ter sua distância em relação ao guidão ajustada sem a necessidade de ferramentas, mediante um dial na base das manetes.
Os novos MT8 utilizam dois pistões por freio, com a nova tecnologia MagnetiXchange que, segundo a Magura, facilita a substituição das pastilhas de freio. Para garantir um peso baixo e uma boa rigidez, as novas pinças de freio do MT8 foram construídas em uma única pesa de alumínio forjado.
Logo abaixo do MT8, situa-se o novo modelo MT7, destinado a ser o novo padrão de eficiência e poder de frenagem para as bicicletas das disciplinas “gravitacionais” de Enduro, Freeride e Downhill. Para isto, o fabricante alemão dotou o MT7 de quatro pistões por freio, acionando dois pares de pastilhas com a tecnologia MagnetiXchange.
As manetes de acionamento do MT7, bastante ergonômicas, são construídas em alumínio, o que mantém seu peso declarado em 355 gramas, bastante aceitável para este tipo de freio. Assim como no MT8, as manetes podem ser ajustadas sem o auxílio de ferramentas.
Voltado para o cross-country recreacional, o modelo MT6 é um modelo bastante leve, com seus 320 gramas declarados, tornando-se uma aposta mais econômica para aqueles que adquirir freios similares em termos de eficiência ao MT8, já que também utiliza a mesma tecnologia, mas utilizando manetes e abraçadeiras em alumínio.
O modelo MT5 é bastante similar em construção ao MT7, também utilizando o sistema de quatro pistões e pastilhas por freio com a tecnologia magnetiXchange. O modelo é indicado para a prática do Enduro ou Trail. O MT5 pesa 380 gramas.
Logo abaixo do MT5 vem o modelo MT4, opção para os usuário que buscam uma freada perfeita em qualquer tipo de bicicleta, inclusive as elétricas de até 25 km/h. Estes freios de dois pistões com tecnologia MagnetiXchange, incluem pinças forjadas em uma única peça de alumínio.
O diferencial em relação aos modelos acima é que no caso do MT4 é necessária a utilização de chaves do tipo allen para o ajuste da altura da manete. O peso do modelo MT4 é de 345 gramas.
Na base da nova linha de freios Magura MT, encontra-se o MT2, modelo mais barato da série, mas com qualidade e rendimento, com um peso declarado de apenas 365 gramas.
Todos os produtos Magura possuem 5 anos de garantia de fábrica.
Segundo a Webike, distribuidora oficial da Magura no Brasil, os novos modelos estarão disponíveis no Brasil a partir de agosto deste ano.