Tradicional diário esportivo italiano troca a tradicional cor rosada de suas páginas pelo amarelo da maillot jaune de Vincenzo Nibali
A edição de segunda-feira (28/07) do jornal italiano La Gazzetta dello Sport trocou a tradicional cor rosa pelo amarelo cor da camisa vestida pelo vencedor do Tour de France, o italiano Vincenzo Nibali.
Fundado em 1896, o tradicional peri[odico esportivo Gazzetta dello Sport utiliza papel na cor rosa em sua impressão desde 1899. Graças a isto, ela se transformou na cor da camisa do líder do Giro d’Italia, grande volta italiana organizada por este jornal jornal.
Coincidentemente, a camisa amarela do Tour de France também foi inspirada nas cores de um jornal. De acordo com os organizadores, o primeiro ciclista a vestir a famosa maillot jaune foi o francês Eugene Christophe, na edição de 1919. A cor seria uma referência às páginas do jornal “L’Auto”, organizador da competição. Esta teria sido a primeira vez que oficialmente o líder da prova colocou uma camisa diferente.
Vincenzo Nibali é um dos seis ciclistas que tem em seu currículo a conquista das três grandes voltas do Ciclismo de Estrada. O italiano conquistou a Vuelta a España em 2010, o Giro em 2013 e o Tour de France este ano. “Estar no lugar mais alto do pódio em Paris é muito mais incrível do que pude imaginar, declarou Nibali após cruzar a linha de chegada da última etapa.
Aos 29 anos, o ciclista vestiu a camisa amarela em 19 das 21 etapas. As exceções foram na abertura do Tour, quando Marcel Kittel venceu o primeiro sprint da competição, e na 10ª etapa, quando a camisa passou para as mãos de Tony Gallopin (Lotto-Belisol).