Na noite de terça-feira (29), centenas de ciclistas de Natal reuniram-se para uma manifestação contra a insegurança em pontos de encontro dos praticantes do esporte. O grupo percorreu a Rota do Sol, entre Ponta Negra e Pium, buscando chamar a atenção das autoridades quanto à insegurança na área. Na manifestação, no entanto, os bandidos fizeram novas vítimas.
Por volta das 19h, quando o grupo partiu das proximidades do Frasqueirão até a feirinha de Pium, o clima era de tranquilidade, com os manifestantes relatando à imprensa os problemas que ocorreram anteriormente e também solicitando providências quanto à segurança na área. O clima foi tranquilo até o percurso de volta, quando os ciclistas voltaram a ser surpreendidos pela ação de criminosos.
Nas proximidades da Barreira do Inferno, os ciclistas começaram a reagrupar os participantes antes de finalizarem o retorno a Natal. Contudo, alguns participantes do movimento preferiram seguir percurso de volta em grupos menores. Poucos metros à frente, foram assaltados.
De acordo com relato do ciclista Hiram Lima, um ciclista voltou correndo em direção ao pelotão afirmando que havia sido rendido e que tinham roubado sua bicicleta. “Ele disse que eram dois bandidos que estavam dentro da mata e estavam armados. A gente se assustou quando ele retornou correndo e o grupo seguiu tenso até Ponta Negra”, explicou.
Apesar do relato sobre um roubo, mais cinco pessoas foram assaltadas ontem. Através das redes sociais, o ciclista Robson Costa confirmou que ele e mais quatro amigos foram abordados por quatro criminosos e tiveram bicicletas, celulares e alianças levadas pelos criminosos que, segundo ele, estavam armados com revólveres e facões.
“Ontem estava havendo um protesto dos ciclistas justamente por conta dos constantes assaltos ali, e imaginávamos que por ter bastante movimento ontem, não iríamos ser abordados por bandidos. Mas eles nos fizeram andar por muito tempo dentro da mata, sempre nos ameaçando, inclusive deram com o lado do facão nas costas de um de nós”, postou o ciclista.
A Delegacia de Plantão da Zona Sul disse que as vítimas prestaram queixa, mas que não havia informações sobre o paradeiro dos criminosos.
Fonte: Tribuna do Norte