Campeonato Brasileiro termina neste domingo (03/07) com a realização das provas de Scratch e Keirim
Competições agitadas com quebras de recordes marcaram o terceiro dia de competições no Velódromo de Maringá, onde esta sendo realizado o Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista 2014. A competição termina domingo, 3 de agosto, com a realização das provas de Scratch e finais da Keirim. Neste sábado foram conhecidos outros sete campeões brasileiros.
Com sede de vitória, o ciclista Davi Romeo, da equipe Ciclo Clube Romeo, entrou na pista logo pela manhã para disputar a final da prova de Velocidade Individual. O atleta paranaense que também integra a Seleção Brasileira conquistou a medalha de ouro após vencer as duas primeiras disputas de uma melhor de três disputas e destacou que os seus objetivos agora são representar o Brasil nas etapas da Copa do Mundo e Mundial.
“Ano passado eu já bati na trave desta prova e agora fiz uma preparação especifica para poder conseguir a vitória. O esforço acabou dando certo e estou feliz por conquistar o ouro. Agora é continuar a preparação e focar nos próximos objetivos que será representar a seleção nas etapas da Copa do Mundo e no Mundial”, declarou Davi.
A segunda colocação da prova de Velocidade Individual ficou com o ciclista Caio Buoni, seguido por Leandro de Larmelina, ambos da equipe Lidra/Americana. Outro destaque deste sábado foi a equipe Memorial/Santos, que conquistou três medalhas de ouro e confirmou ser uma das equipes mais completas e regulares do Ciclismo de Pista brasileiro na atualidade.
Os resultados chegaram através de Ana Paula Polegatch e Gideoni Monteiro, campeões da prova de Perseguição Individual, e Armando Camargo, vencedor da prova por Pontos. Ana Paula e Gideoni, além de subir no lugar mais alto do pódio, ainda estabeleceram o novo recorde brasileiro para as suas provas.
Alcançando o tricampeonato da prova de Perseguição Individual, desta vez Ana Paula Polegatch comemorou em dobro por ter vencido a prova e ainda estabelecido o novo recorde brasileiro ao completar a prova em 3min55s527. “Estou muito feliz por ter quebrado o recorde nacional e saber que os meus treinamentos estão dando resultado. Esse é o terceiro ano consecutivo que eu consigo a medalha de ouro nesta prova e isso me motiva bastante. Agora quero continuar focada e quem sabe poder representar o Brasil no Pan-Americano que acontece em setembro”, comentou Ana Paula.
Na prova de 500m, o primeiro lugar ficou com Sumaia Ali, seguida por Caroline Borges e Ana Rafaela Kosac, da SESLA Indaiatuba. A prova de KM Contra-Relogio foi conquistada por Franklin de Almeida, AMEA/Assis, que derrubou os palpites e surpreendeu todos os seus adversários ao levar o ouro com o tempo de 1min06s823.
Oportunidade – Empenhada em divulgar e fomentar o esporte no Brasil, a Confederação Brasileiro de Ciclismo (CBC) mais uma vez disponibilizou bicicletas para aqueles atletas que não tem condições de ter uma bicicleta apropriada.
Atualmente seis atletas estão utilizando os equipamentos da confederação no Campeonato Brasileiro de Pista, e os resultados estão sendo bastante positivo. “Criar a oportunidade dos atletas não deixarem de competir por falta de equipamento sempre foi uma preocupação da confederação. Essas ações buscam fomentar a disciplina de Pista e evitar que jovens revelações do nosso esporte deixem de competir por não ter uma bicicleta especifica”, declarou Francisco Florencio, diretor do Departamento de Alto Rendimento da CBC.
Quem também acompanhou boa parte das provas foi o Secretário de Esportes e Lazer da Prefeitura de Maringá, Francisco Favoto, que garantiu investimentos no Velódromo Municipal de Maringá, escolhido como Centro de Treinamento da Seleção Brasileira até Rio 2016.
“Pra Maringá, estar recebendo mais uma vez o Brasileiro é uma grande satisfação. O prefeito Roberto Pupin tem incentivado muito o esporte. A ideia é modernizar mais o velódromo e fazer investimentos direcionados para melhorar ainda mais as competições que são realizadas em nossa pista”, declarou Favoto.