Circuito, organizado pela ONG Rodas da Paz, passará pelos principais pontos da capital do país e será realizado no próximo domingo (10)
O movimento começou tímido. Há 12 anos, aproximadamente 500 ciclistas se reuniram pela primeira vez em Brasília (DF) para um passeio que queria chamar a atenção para os benefícios de se utilizar a bicicleta nos deslocamentos e para a necessidade de ações nesta área. Em 2014, o evento deve atingir adesão recorde: a Rodas da Paz, ONG responsável pela organização da atividade, espera cinco mil pessoas no próximo domingo (10).
Guiados pelo tema Bicicleta Gera Gentileza, os ciclistas percorrerão trajetos de 5 km a 15 km pedindo medidas e mudanças de comportamento que estimulem a opção por esse meio de transporte, tornando o trânsito melhor e mais seguro. “A luta é pela transformação da cidade, por tornar o trânsito mais pacífico. Queremos mostrar que quanto mais bicicletas em circulação, melhor será o trânsito na cidade. É uma forma de conscientização e de plantar uma mensagem de respeito e de gentileza”, diz o presidente da organização, Jonas Bertucci.
A concentração terá início às 8h, no Museu Nacional, localizado na região central de Brasília. O percurso passa por alguns dos pontos mais importantes da capital do país: Esplanada dos Ministérios, Praça dos Três Poderes até a Ponte JK, no Lago Paranoá.
Neste ano, o evento terá novidades: além do passeio Rodinhas da Paz, com percurso de 5 km, haverá um espaço para troca de livros, palhaços com brincadeiras para as crianças e poetas brasilienses declamarão poesias.
Além disso, o evento pede a implantação de projetos de ciclovias que viabilizem os deslocamentos diários no Distrito Federal. Para a organização, apesar da construção de 433 km de ciclovias, as estruturas ainda não permitem que a maior parte da população utilize bicicletas para se locomover, especialmente em vias de alta velocidade que ligam o centro de Brasília a outras regiões administrativas do DF.
Em um ano, 11 ciclistas perderam a vida em acidentes no Distrito Federal. Quatro casos ocorreram somente no último mês. Mas não são os dados negativos que devem pautar a mobilização. Enquanto a luta é pela paz, “a ideia do passeio é ser mais positivo e propositivo”, explica o presidente da Rodas da Paz. “Queremos incentivar que os brasilienses utilizem as bicicletas mesmo no dia a dia. Afinal, mais bicicletas nas ruas significa mais saúde, mais segurança e trânsito melhor”, complementa Jonas.
As inscrições podem ser feitas pelo site da entidade e são gratuitas.
Fonte: Agência CNT de Notícias, por Natália Pianegonda