Fabricante taiwanês anuncia os modelos Reign e Glory 2015 para os seguimentos de Enduro e Downhill, ambos equipados com rodas 27.5 polegadas
O maior fabricante de bicicletas do mundo, a Giant, passou a comercializar bicicletas com o formato de rodas 27.5″ em 2013, quando lançou de uma só vez nada menos que 28 modelos e 40 bicicletas diferentes, nos seguimentos recreacional, XC competitivo, Trail e All Mountain.
Por outro lado, ficou uma lacuna nos seguimentos de Downhill e Enduro. No primeiro caso a única opção era o modelo Glory, equipado com rodas aro 26″. Já na linha de Enduro, não havia nenhuma opção para o usuário que procura uma bike com boas características de subida aliado a suspensões de maior curso para encarar descidas mais técnicas.
Foi justamente para preencher estas lacunas que o fabricante taiwanês anunciou o lançamento mundial dos novos modelos Reign Advanced e Glory 27.5.
Reign 27.5
A Giant tratou de correr para compensar seu atraso no lançamento de um modelo 27.5″ com maior curso de suspensão. A demora compensou: a nova Reign utiliza um quadro cuja parte frontal é construída em fibra de carbono monocoque (versão Advanced), unida a uma balança traseira em liga de alumínio Aluxx SL por meio dos quatro pivôs e dois links da suspensão proprietária Giant Maestro.
Este sistema, de comprovada eficiência, elimina a perda de eficiência da pedalada sem a necessidade de trava. Por outro lado, nas descidas seu funcionamento é linear e livre de interferências, mesmo sob forte frenagem.
O fabricante aproveitou estas características de conforto e dirigibilidade e deu uma “apimentada” na parte frontal, que possui um ângulo da caixa de direção de 65º e um offset do garfo dianteiro de 46mm (4mm a mais que o normalmente utilizado). Estas medidas, aliadas a um comprimento dos chainstays de 43,4cm e uma altura da caixa de centro de 33,6 tornam-a uma das bicicletas mais versáteis do mercado, indicada tanto para o ciclista que faz trilhas de longas distâncias quanto para um atleta do Enduro World Series.
A nova Giant Reign 27.5 será disponibilizada em quatro versões diferentes. O modelo topo de linha é o Reign Advanced 27.5 0 Team, equipada com grupo SRAM XX1 de 1 x 11 velocidades, amortecedor dianteiro RockShox Pike RCT3 com curso ajustável entre 130 a 160mm e amortecedor traseiro RockShox Monarch Plus DebonAir RC3.
Logo abaixo temos o modelo Reign Advanced 27.5 1, equipado com grupo Shimano SLX de 3 x 10 velocidades, amortecedor dianteiro RockShox Pike RC com curso ajustável entre 130 a 160mm e amortecedor traseiro RockShox Monarch Plus DebonAir RT.
O modelo Reign 27.5 1 utiliza quadro em liga de alumínio Aluxx, grupo SRAM XX!/X1 de 1 x 11 velocidades, amortecedor dianteiro RockShox Pike RCT3 com curso ajustável entre 130 a 160mm e amortecedor traseiro RockShox Monarch Plus DebonAir RC3.
Finalizando temos a versão mais econômica da linha, o Reign 27.5 2, quadro em liga de alumínio Aluxx, grupo Shimano Deore de 3 x 10 velocidades, amortecedor dianteiro RockShox Pike RC Solo com 160mm de curso e amortecedor traseiro RockShox Monarch Plus DebonAir RT.
Glory 27.5
Se não foi a última, com certeza a Giant foi um das últimos fabricantes a aderir ao formato 27.5″ em bicicletas de Downhill. O novo modelo Glory 27.5″ é construído a partir de um robusto chassis em liga de alumínio, com os stays da balança traseira 5mm mais curtos em relação à versão atual com rodas de 26 polegadas. Por outro lado, o tubo superior ficou 32mm mais longo e a caixa de centro ficou 14,5mm mais baixa em relação ao solo, uma tendência cada vez mais utilizada nas modernas bikes de Downhil.
Outra significativa diferença em relação ao modelo anterior é o roteamento do cabo de marcha e freio traseiro, que agora passam pela parte de cima do tubo inferior, mais protegido contra choques com rochas e raízes.
A nova Glory 27.5 será oferecida em três versões distintas. No topo da linha está a Glory 27.5 0, equipada com grupo transmissor SRAM X01 de 1 x 7 velocidades, amortecedor dianteiro RockShox Boxxer Team com 200mm de curso e amortecedor traseiro de mola RockShox Vivid R2C.
Na parte intermediária temos a Glory 27.5 1, equipada com grupo transmissor Shimano Zee de 1 x 10 velocidades, amortecedor dianteiro RockShox Boxxer RC com 200mm de curso e amortecedor traseiro de mola RockShox Vivid R2C.
Na base da pirâmide temos o modelo econômico Glory 27.5 2, equipada com grupo transmissor SRAM X5 de 1 x 9 velocidades, amortecedor dianteiro RockShox Domain RC Dual Crown com 200mm de curso e amortecedor traseiro de mola RockShox Kage R.