18 de outubro de 2024

Rocky Mountain Thunderbolt MSL 2015: Alto desempenho e baixa manutenção

Rocky Mountain

Fundada em 1981 na Colúmbia Britânica (Canadá), a Rocky Mountain é uma marca privilegiada. Graças a sua localização, em uma região considerada por muitos como a meca do Mountain Bike, a empresa conta com um incrível feedback proporcionado pelo alto número de ciclistas da região, proporcionando um verdadeiro e gigantesco laboratório de tecnologias, que fazem de suas bikes um diferencial.

A Rocky Mountain tem se destacado por oferecer bicicletas boa performance e baixa manutenção. Um bom exemplo é seu mais novo lançamento, a Thunderbolt MSL, uma Trail/All Mountain de curso intermediário com excelentes características escaladoras, sem deixar de lado seu controle nas descidas.

Rocky Mountain Thunderbolt MSL 2015

Seu quadro utiliza diferentes tipos de tramas de fibra de carbono, resultando em uma maior rigidez e resistência ao impacto em regiões de alto estresse. Este quadro é um dos primeiros do mundo a ser projetado pensando no novo grupo eletrônico Shimano XTR Di2, prevendo para isto uma porta localizada no tubo inferior onda a bateria do sistema fica convenientemente escondida.

Um dos grandes diferenciais dos quadros full suspension da marca e que não poderia estar de fora na nova Thunderbolt MSL são as tecnologias Pipelock, BC2 e ABS, que não utilizam rolamentos, mas sim buchas cônicas em liga de alumínio aeronáutico. Este sistema não apenas diminui o peso do quadro como proporciona um sistema de fácil manutenção, sem abrir mão da rigidez lateral.

Ao contrário dos rolamentos que necessitam ser substituídos quando gastos, o sistema de buchas e pivôs da Thunderbolt utiliza duas portas de graxa: uma de entrada, onde a graxa nova é introduzida; e a de saída, onde a graxa velha é expulsa por pressão. O quadro possui também roteamento interno dos cabos de marcha e do canote de selim telescópico e utiliza o padrão BB92 para o movimento central.

Rocky Mountain Thunderbolt MSL 2015

A Thunderbolt MSL possui 120mm de curso de amortecimento em ambas as extremidades. O posicionamento do pivô permite que a suspensão traseira continue trabalhando mesmo durante situações de frenagem forte, além de reduzir o bombeamento durante as pedaladas.

O modelo topo de linha da série é a 799 MSL, equipada com grupo eletrônico completo Shimano XTR Di2 de 2 x 11 velocidades, amortecedor traseiro Fox Float CDT, amortecedor dianteiro Fox 32 Float CDT e rodas Stan’s Valor Carbon Tubeless. Componentes da marca canadense Race Face e canote telescópico RockShox Reverb completam o pacote de configurações.

O preço sugerido para a nova Thunderbolt MSL 2015 é de 10.999 dólares (versão 799 MSL).

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização