24 de novembro de 2024

Schwalbe Procore de agora é compatível com todos os tipos e modelos de rodas

procore

Sistema de compartilhamento duplo de ar da marca alemã utiliza um novo tipo de válvula que dispensa o uso de rodas especiais

Com a estreia da edição 2014 da maior feira de bicicletas do mundo, a Eurobike, o fabricante de pneus, câmaras e acessórios Schwalbe anuncia o lançamento oficial do seu sistema de compartimento duplo de ar Procore.

Este sistema, traduzido erroneamente aqui no Brasil como “câmara dupla” (na verdade utiliza apenas uma câmara de ar especial), consiste em um pneu tubeless cujo interior contém uma câmara de ar posicionada sob uma membrana semi-expansível na cor azul, que uma vez inflada, preenche apenas uma parte da área interna do pneu. Esta câmara trabalha com pressões de ar entre 55 a 85psi, enquanto que a área interna restante do pneu tubeless é inflada com pressões de ar de apenas 14 a 15 psi.

Schwalbe Procore

De acordo com o fabricante, a câmara de ar Procore garante a dirigibilidade, mesmo com o pneu furado. Além disso, ela possui uma segunda função, que é manter as bordas do pneu firmemente presas ao aro da roda, impedindo o “desenbeiçamento” do pneu.

A combinação dos dois compartimentos de ar trabalhando com pressões diferentes permite que uma maior área do pneu fique em contato com o terreno, o que se traduz em melhor tração e estabilidade nas curvas.

Compatibilidade – Quando foi anunciado pela primeira vez em fevereiro, o sistema, ainda em fase de protótipo, apresentou um problema em decorrência da utilização de não um, mas dois compartimentos de ar: a necessidade de se utilizar um aro de roda especial com dois furos para válvula.

Na época, a Schwalbe anunciou uma parceria com a marca Syntace para a fabricação de aros especiais, incluindo a possibilidade de se licenciar o sistema para outros fabricantes.

Desde então, muita coisa mudou e, graças ao mais puro exemplo da engenharia alemã, a Schwalbe criou uma válvula dupla de ar, o que torna o sistema Procore em tese compatível com qualquer tipo e modelo de roda, desde que o diâmetro interno do aro seja de, no mínimo, 23mm.

Posição para inflar a câmara Procore
Posição para inflar a câmara Procore

O novo modelo de válvula permite inflar tanto a câmara Procore quanto o pneu, bastando para isto atarraxar a sessão azul da válvula para encher a câmara, ou desatarraxá-la, para inflar o pneu.

Com a sessão azul desatarraxada, o pneu receberá o ar
Com a sessão azul desatarraxada, o pneu receberá o ar

Além do maior conforto, tração e estabilidade, o novo sistema possibilita terminar a trilha ou prova com ar somente no compartimento interno (de alta pressão) sem danificar a roda. Caso o ar do compartimento interno vazar, basta compensar adicionando mais ar no compartimento externo para poder continuar a pedalada. O sistema pode ainda ter sua eficiência aumentada com a adição de selantes anti furos no compartimento do pneu.

Quando instalado na roda, o sistema Schwalbe Procore adiciona cerca de 200 gramas ao seu peso total, o que pode desanimar os adeptos das bicicletas super leves. Outra desvantagem é o seu preço, sugerido em 230 dólares (nos Estados Unidos). O Schwalbe Procore será comercializado na forma de kit, que inclui as câmaras de ar, membranas limitadoras. válvulas duplas de ar, fita de roda especial, lubrificante para montagem de pneus, selante anti furos e três espátulas de montagem.

Os kits Schwalbe Procore estarão disponíveis nas lojas dos Estados Unidos e Europa daqui a cerca de dois meses e serão disponibilizados nos formatos de rodas 26, 27.5, e 29 polegadas.

Veja também:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização