Novo capacete do fabricante americano permite ser utilizado na versão full face ou convencional
A marca estadunidense Bell anunciou ontem o lançamento de seu mais novo modelo de capacete, o Super 2R. Voltado para a prática de Enduro, o novo capacete destaca-se por possuir uma queixeira removível, o que o torna capaz de transformar-se em poucos segundos em um eficiente capacete full face.Antes de ser oficialmente lançado por ocasião da feira Eurobike, o Super 2R foi exaustivamente testado pelo atleta da equipe Kona Mathew Slaven. Segundo o fabricante, o novo capacete permite ser utilizado sem a queixeira em circuitos menos inóspitos, ou com ela, durante as descidas mais técnicas.
Os circuitos de competição e bike parks da Europa e dos Estados Unidos obrigam os atletas a utilizarem capacetes do tipo full face em provas de Enduro, Freeride e Downhill. A norma acaba por fazer com que muitos adeptos do Enduro utilizem dois capacetes, um para uso durante as subidas e outro, full face, armazenado na mochila até o momento das descidas.
O novo capacete utiliza um sistema de blocagem rápida derivado da indústria do ski e do snowboard, o que o permite instalar ou remover a queixeira sem a necessidade de se retirar o capacete da cabeça.
O capacete, que possui certificação de segurança pelas normas CPSC Bicycle e CE EN1078, possui o peso total de 694 gramas. Será disponibilizado em três tamanhos e cinco opções de cores, com a opção de utilização de um sensor de segurança ICEdot. Este sensor, do tamanho de uma moeda de um real, fica acoplado na parte posterior do capacete e sincroniza com o smartphone do usuário. Em caso de acidente, a pancada dispara o aplicativo, que soa um alarme. Caso não seja desativado em um tempo pré-determinado, o software envia as coordenadas de GPS do ciclista para um contato de emergência previamente programado.
O novo capacete conversível Bell Super R2 será comercializado pelo preço de 135 dólares (sem a queixeira) e 200 dólares (completo).