19 de setembro de 2024

Rafael Andriato vence 5ª etapa do Tour do Rio, em seu segundo trunfo na prova

Ciclista da Neri Sottoli Yellow Fluo Pro, da Itália, conquista a ponta nos metros finais da chegada em Rio das Ostras, neste sábado, dia 30. Oscar Sevilla (EPM UNE) segue como camisa amarela

afael AndriatoNa etapa mais longa e desgastante da 5ª edição do Tour do Rio, com 196km entre Teresópolis e Rio das Ostras, o brasileiro Rafael Andriato (Neri Sottoli Yellow Fluo Pro) contou com uma boa estratégia de sua equipe para vencer a penúltima etapa da competição, com o tempo de 4h30min34s em uma média de 43.5km/h. Em segundo lugar na etapa deste sábado ficou o argentino Cristian Clavero (Ironage Colner) e em terceiro, Kleber Ramos (Funvic Brasilinvest), todos com o mesmo tempo.

A largada da sexta e última etapa será neste domingo, dia 31, às 7h, na Rua Campo de Albacora, 75, em frente à Prefeitura Municipal de Rio das Ostras. A chegada do percurso de 180,7km será na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, com previsão para as 11h.

Sétimo lugar na quinta etapa e campeão do Tour do Rio no ano passado, o espanhol Oscar Sevilla (EPM UNE) segue como líder individual geral (camisa amarela) da competição, com 19h37min51s. Na segunda colocação está o conterrâneo Gustavo Veloso (OFM Quinta da Lixa), 11º na quinta etapa, a 10 segundos de distância na somatória do tempo. Kleber Ramos surge na terceira posição geral, a 1min21s.

“Foi uma etapa muito forte que mexeu bastante com o aspecto psicológico. Alguns diziam que estávamos a um minuto da Ironage (equipe Ironage Colner, que liderava o pelotão), mas não sabíamos a real distância. Isso causou um grande desgaste psicológico. Mas estou feliz por alcançar o meu objetivo que era manter a camisa amarela e ainda aumentar a diferença para o (Gustavo) Veloso”, comentou o ciclista espanhol, que agora carrega dez segundos de frente para o conterrâneo.

A vitória de Rafael Andriato significou o seu segundo triunfo nesta 5ª edição do Tour do Rio, pois já vencera a segunda etapa, entre Angra dos Reis e Volta Redonda. Mas, se na ocasião anterior Rafael dissera que havia sido a sua mais difícil vitória dentre todas na competição, agora sua história foi reescrita.

“Retiro o que eu disse anteriormente”, brincou. “Essa foi desgastante demais. As subidas foram um obstáculo imenso, pois não sou montanhista. Por isso, a estratégia da minha equipe foi fundamental. Destacamos dois ciclistas para puxar o ritmo e ganhar as metas de montanha enquanto o restante do time ficou revezando comigo para que eu não me cansasse e pudesse alcançar o pelotão no sprint final. Foi exatamente o que aconteceu nos últimos dez quilômetros”, explicou Rafael Andriato, que chegou a alcançar a velocidade de 92km/h em uma das descidas da montanha.

Brasileiro mais bem colocado na classificação individual geral e terceiro lugar na penúltima etapa, Kleber Ramos lamentou o problema enfrentado com sua bicicleta. “No começo da montanha minha corrente quebrou. Eu e toda equipe tivemos que parar para consertar a bicicleta. Isso fez com que eu perdesse dois minutos para o pelotão. Mas conseguimos forçar o ritmo para tirar essa desvantagem, manter a camisa (branca com bolas vermelhas) e ainda conseguir a terceira colocação”, contou o atleta da Funvic Brasilinest.

A camisa branca com bolas vermelhas (melhor montanhista) ficou mais uma vez com Kleber Ramos. Já a camisa branca, de melhor atleta Sub-23, ficou com o atleta da Eritreia, Mektel Eyob, da World Cycling Centre Africa.

Classificação

Individual na Etapa:

  1. Rafael Andriato (Neri Sottoli/Yellow Fluo Pro) – 4h30min34s
  2. Cristian Clavero (Ironage Colner) – mesmo tempo
  3. Kleber Ramos (Funvic Brasilinvest) – mesmo tempo
  4. Monsalve Yonathan (Neri Sottoli/Yellow Fluo Pro) – mesmo tempo
  5. Joel Zangerle (Leopard Development Team) – mesmo tempo

Individual Geral

  1. Oscar Sevilla (EPM UNE – Colômbia) – 19h37min51s
  2. Gustavo Veloso (OFM / Quinta da Lixa – Portugal) – a 10s
  3. Kleber Ramos (Funvic Brasilinvest) – a 1min21s
  4. Gregolry Panizo (Clube Dataro de Ciclismo) – a 1min29s
  5. Wilian Chiarello (Clube Dataro de Ciclismo) – a 1min41s

Equipes:

  1. EPM UNE (Colômbia) – 13h31min42s
  2. Leopard Development Team (Luxemburgo) – mesmo tempo
  3. OFM/Quinta da Lixa (Portugal) – mesmo tempo
  4. Clube Dataro de Ciclismo (Cascavel) – mesmo tempo
  5. Neri Sottoli/Yellow Fluo Pro (Itália) – a 07 segundos
  6. Ironage Colner (Sorocaba) – mesmo tempo
  7. São Francisco Saúde (Ribeirão Preto) – a 1min23s

Classificação Geral – Equipes

  1. Ironage Colner (Sorocaba) – 58h56min35s
  2. Clube Dataro de Ciclismo (Sorocaba) – a 2min29s
  3. EPM UNE (Colômbia) – a 4min59s
  4. OFM Quinta da Lixa (Portugal) – mesmo tempo
  5. São Francisco Saúde (Ribeirão Preto) – a 19min48s
  6. Neri Sottoli/Yellow Fluo Pro (Itália) – a 30min42s
  7. Leopard Development Team (Luxemburgo) – a 1h18min53s

Pontos na Etapa:

  1. Rafael Andriato (Neri Sottoli/Yellow Fluo Pro) – 10 pontos
  2. Cristian Clavero (Ironage Colner) – 7 pontos
  3. Kleber Ramos (Funvic Brasilinvest) – 5 pontos
  4. Monsalve Yonathan (Neri Sottoli/Yellow Fluo Pro) – 3 pontos
  5. Joel Zangerle (Leopard Development Team) – 2 pontos

Geral Pontos

  1. Cristian Clavero (Ironage Colner) – 51 pontos
  2. Rafael Andriato (Neri Sottoli/Yellow Fluo Pro) – 30 pontos
  3. Oscar Sevilla (EPM UNE) – 22 pontos
  4. Kleber Ramos (Funvic Brasilinvest) – 18 pontos
  5. José Rodrigues (Ironage Colner) – 16 pontos

Geral Montanhas

  1. Kleber Ramos (Funvic Brasilinvest) – 46 pontos
  2. José Rodrigues (Ironage Colner) – 28 pontos
  3. Alan Maniezzo (São Francisco Saúde) – 21 pontos

Geral Juventude (Sub-23)

  1. Metkel Eyob (World Cycling Centre Africa)
  2. Marco König (Leopard Development Team)
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização