A marca italiana Scappa apresentou esta semana na feira Eurobike mais uma opção em rotores para freios a disco confeccionados em fibra de carbono. Trata-se do novo rotor Pagaso, que é produzido a partir de um corpo em fibra de carbono entrelado com partículas de cerâmica, o que, segundo o fabricante, resulta em um rotor cujas principais caraterísticas são o baixo peso e maior resistência às elevadas temperaturas que os discos de freios atingem durante as frenagens mais fortes, se comparados com os tradicionais rotores fabricados em aço.
A resina de fibra de carbono do rotor Scappa Pagaso mantém suas características de frenagem até a temperatura de 280°C . As partículas de cerâmica incorporadas ao rotor são utilizadas para aumentar a fricção e criar uma boa superfície de frenagem..
O novo rotor será disponibilizado nos diâmetros de 140, 160 e 180mm e pesa apenas 81g (180mm). Uma versão de 203mm está sendo testada mas, segundo a Scappa, seu poder de frenagem é tão forte que apenas garfos dianteiros com canelas de 36mm são fortes o suficiente para utilizá-los sem o risco de serem danificados.
O fabricante recomenda expressamente a utilização de pastilhas sinterizadas, já que os modelos orgânicos, por serem mais macios, serão gastos mais rapidamente.
De acordo com o fabricante, eles estarão disponíveis para a venda a partir de março de 2015. Como todos os componentes produzidos pela Scappa, os novos rotores Pagaso são produzidos artesanalmente, levando cerca de 8 semanas para serem fabricados, sob encomenda, pelos preços de 280 euros (140mm) 300 euros (160mm) e 320 euros (180mm).