Seis ciclistas foram hospitalizados devido a intoxicação após ingerirem acidentalmente detergente para roupas pensando ser isotônico. O incidente ocorreu durante a prova de ciclismo de estrada Fredagsbirken, realizada na cidade de Rena, nos arredores de Oslo, Noruega.
O detergente de roupas, da marca Omo, estava sendo distribuído gratuitamente pelos patrocinadores como forma de promoção do produto.
Pequenos frascos do produto, com a inscrição Aktiv Sport escrita em seu rótulo, foram distribuídos a todos os competidores momentos antes da prova, que teve que ser interrompida várias vezes para atender os ciclistas que passaram mal.
Tardiamente, os organizadores da prova improvisaram um cartaz com os dizeres “Cuidado, não beba! É sabão!”, de forma a prevenir que outros ciclistas ingerissem o produto.
Embora o acontecido possa parecer absurdo por aqui no Brasil, a famosa marca é comercializada em muitos países da Europa sob o nome de Surf, sendo que o nome Omo é relativamente novo na Noruega. O fato de ter a denominação “Aktiv Sport” escrita em seu rótulo aumentou ainda mais a confusão.
O representante da organização da prova, Ingunn Rønningen Kleven, explicou o porquê da distribuição do detergente no evento: “Uma vez que esse detergente é especialmente desenvolvido para roupa esportivas, pensamos que seria interessante oferecê-lo aos competidores”.