10 de novembro de 2024
Foto: Eduardo Camara / Divulgação

Brasileira Jady Malavazzi é top 10 no Mundial de Paraciclismo nos EUA

Foto: Eduardo Camara / Divulgação
Foto: Eduardo Camara / Divulgação

Paraciclista repetiu feito de 2013, quando disputou pela primeira vez a competição, aos 19 anos à época

Mais jovem paraciclista de sua categoria (H3) no Campeonato Mundial, a paranaense Jady Malavazzi, 20 anos, segue acumulando experiência em sua curta carreira no esporte. Nesta segunda-feira (01), a atleta da equipe Vemex/Shimano/CCSJC/Univap, de São José dos Campos (SP), participou de sua segunda edição da competição internacional, em Greenville (EUA), e completou a prova principal na 10ª colocação. Mais um passo dado para atingir seu sonho, o de estar nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

“Meu desempenho foi dentro do esperado. Apesar de estar muito distante das primeiras colocações, ainda tenho muitas etapas de desenvolvimento e claro, a cada participação vários pontos são observados, os quais preciso mudar e assim ir aprimorando para chegar ao nível desejado. O fato de eu ser a mais nova me dá confiança, tenho tempo para me desenvolver e acumular experiência. Não penso apenas em um ciclo paralímpico, do Rio 2016, sei que tenho muitos outros pela frente”, relatou Jady Malavazzi, de Jandaia do Sul (PR).

A prova de estrada (Road Race) contou com extensão de 51 km para a categoria, H3. “Finalizei em décimo lugar. Perdi o pelotão logo na primeira volta na saída de uma subida longa e na quarta volta rasgou onde apoio o pé. Tive que parar para arrumar três vezes, assim terminei a última volta com muito cuidado, diminui a velocidade para não acontecer nada mais grave”, contou a paratleta Shimano. A polonesa Renata Kaluza foi a vencedora da Road Race.

Jady no Mundial de Greenville (EUA)
Jady no Mundial de Greenville (EUA)

O Campeonato Mundial começou para Jady no último sábado (30), quando disputou o Time Trial (contra-relógio), prova com 16 km, na 11ª colocação. “Minha largada foi às 14h30 do horário local de Greenville, Estados Unidos, a uma temperatura de 36 graus. Além do forte calor, o percurso era difícil, com subidas, curvas rápidas e trechos estreitos. Terminei em 11º e quem ficou com a primeira colocação foi a americana Alicia Danas, seguida da inglesa Karen Darke e Renata Kaluza”, relembrou.

Além desta, que é sua segunda participação em Mundiais, Jady possui experiência em outros torneios internacionais. Em 2011, foi prata nos Jogos Parapan-americanos de Guadalajara, no México. No ano seguinte fez sua estreia em Copas do Mundo de Paraciclismo na Itália e em 2013 disputou sequência maior de provas, nas etapas da Itália, Espanha e Canadá da Copa do Mundo.

Jady Malavazzi é integrante do Shimano Sports Team, grupo de 32 atletas das modalidades BMX, Ciclismo de Estrada, Paraciclismo, Ultracicilismo, Mountain Bike Cross Country, Downhill e Enduro, além de Triatlo.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização