Veículos que servem autoridades são flagrados desrespeitando faixa exclusiva de bicicletas
As novas ciclovias da cidade têm virado pista e até estacionamento de carros oficiais: em apenas seis dias, três carros de autoridades foram flagrados nas faixas exclusivas de bicicletas.
O caso mais recente foi flagrado na ciclovia da rua Vergueiro, bairro Aclimação, zona sul da capital paulista. Com placa do Poder Executivo da cidade de Jaboticabal, interior de São Paulo, o veículo utilizou a faixa das bicicletas para cortar o trânsito. Na mesma rua Vergueiro, um carro do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), com placa TJ-108, circulava pelo mesmo trecho da ciclovia.
Na semana passada, o carro oficial do deputado estadual e candidato à reeleição Milton Vieira (PSD), foi fotografado estacionado em uma ciclovia da capital, atrapalhando a vida dos ciclistas que tentavam utilizar o espaço urbano a eles destinado.
A imagem rodou pelas redes sociais e gerou revolta entre os ciclistas, que entraram em contato com o gabinete do deputado, exigindo explicações. “Como podemos pedir que o motorista respeite nossos direitos se quem deveria dar o exemplo faz exatamente o contrário?”, indagou um. “Senhor legislador, o Sr não deveria estar acima, abaixo, à direita ou à esquerda da lei, mas estritamente nela e fora da ciclofaixa!”, disse outro.
O deputado, então, achou que era melhor responder às manifestações. Assim, decidiu escrever uma carta pública, onde afirmou que a culpa foi de seu motorista, que cometeu “fatídica infração”, e que por isso já teria sido “formalmente advertido”.
Mas o parlamentar não parou por aí. Ele disse também que a ciclovia em que seu carro fora flagrado estacionado não estava em funcionamento, e sim em processo de implantação pela prefeitura municipal. Tanto seria assim que seu motorista, ao notar que havia sido fotografado em flagrante ilicitude, imediatamente teria tomado o cuidado de fotografar os veículos e profissionais da prefeitura em seu trabalho de implantação da ciclovia (veja foto ao lado).
O problema, porém, é que as fotos publicadas pelo deputado não são do mesmo local em que seu carro foi fotografado, como se torna nítido ao se comparar as imagens. O parlamentar foi questionado por ciclistas sobre tal fato, e também sobre o endereço em que as imagens de seu carro foram registradas, mas não se manifestou até a publicação desta reportagem.
Veja, abaixo, a carta do deputado-candidato Milton Vieira sobre o caso:
Sei que é sobre o meu nome que é imposta a atribuição e responsabilidade de zelar pelo cumprimento dos deveres e obrigações para a utilização de um bem público, contudo, eu não o utilizava nesta ocasião.O motorista do veículo foi advertido formalmente.
Embora não justifique o ocorrido, saliento que a ciclovia em questão estava em manutenção e implantação pela administração municipal. O próprio motorista do veículo ao notar o registro fotográfico de sua fatídica infração, tratou de clicar imagens que comprovam os equipamentos e veículos da prefeitura sobre a mesma via para bikes (veja foto acima).
Todavia, não se justifica um erro apontando-se uma falha alheia. Peço desculpas pelo exemplo negativo e convido a todos para conhecerem o meu trabalho nos últimos 25 anos e, além disto, declaro total apoio a todas às iniciativas que favoreçam o transporte alternativo e democrático para a nossa gente.
Sou ciclista e respeito os ciclistas.
Respeitosamente,
Milton Vieira – Deputado Estadual
Vídeo:
Com informações do Eleições UOL e R7