O Ciclismo mundial está de luto. Giovanni ‘Nani’ Pinarello, o carismático fundador da marca ícone que leva seu nome, morreu hoje aos 92 anos.
Pinarello, que nasceu na cidade italiana de Catena di Villorba e era o oitavo filho de um total de 12 irmãos, competiu no Ciclismo profissional de 1946 a 1953, conquistando títulos como o Giro delle Dolomiti e a Roma-Nápolis-Roma.
Em 1952, Nani, como era carinhosamente chamado, recebeu uma indenização de 100 mil liras (aproximadamente 160 dólares na época) de sua equipe por ter sido substituído de última hora por Pasquale Fornara entre os inscritos no Giro d’Italia.
Pinarello utilizou este dinheiro para abrir uma pequena oficina e passar a construir suas próprias bicicletas.
Sua primeira loja foi aberta na cidade de Treviso em 1953 e o resto, todos sabem, é história. A Pinarello Bikes ganhou seu primeiro título no Giro d’Italia em 1975 e de lá pra cá, tornou-se uma das marcas mais populares no Ciclismo. Em 1988, Giovanni foi sucedido no comando de sua empresa por seu filho Fausto.
Segundo o jornal La Tribuna di Treviso, Giovanni passou mal hoje (04) pela manhã e foi levado por sua filha Carla ao pronto socorro, onde veio a falecer.