Competição de Cross Country Olímpico (XCO) neste domingo (14), será Classe 1 no ranking UCI e vai atribuir 60 pontos aos campeões da elite
Uma semana após garantir a melhor colocação do Brasil entre os atletas da elite no Campeonato Mundial de MTB 2014, em Hafjell, Noruega, com a 37ª posição, a goiana Raiza Goulão segue atrás do seu objetivo: garantir a vaga nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Neste domingo (14) a ciclista Soul Cycles, número um do País no ranking UCI, disputa mais uma prova internacional, a 5ª etapa da Taça de Portugal de XCO, em Oliveira de Azeméis.
“Fiquei muito feliz em ser a primeira brasileira dos últimos anos a não ser cortada nos 80% no Mundial”, destaca Raiza, que disputou seu primeiro Mundial na elite. “Quero buscar mais um ótimo resultado em Portugal. Meu objetivo nesta etapa da Taça é esquecer os demais compromissos e fazer uma boa prova. Foco e concentração, para errar o menos possível e me superar novamente”, completa a ciclista da equipe Soul Riders, vencedora da quarta etapa do torneio, em junho, no município de Belas.
Um bom desempenho na competição portuguesa será fundamental para os planos de Raiza Goulão. Em Oliveira de Azeméis estarão em jogo 60 pontos no ranking mundial. “Esta prova é Classe 1 e soma muitos pontos para meu ranking olímpico. É crucial para a minha caminhada em busca da vaga olímpica. Meu objetivo é representar o País no Rio 2016. Preciso pontuar o máximo possível nas provas”, analisa a 35ª colocada no ranking UCI.
Sua equipe, a Soul Riders, e sua fiel companheira, a bike Soul SL 929 Carbon, da nova linha 2015, são suas principais aliadas neste sonho de representar o Brasil na principal competição do mundo. “Minha equipe é de extrema importância em todo esse processo, porque estamos brigando juntos por esta vaga. Contar com eles e saber que estão acreditando em meu talento, traz motivação extra a cada prova que faço”, enaltece Raiza.
“Quanto à minha bike, estamos em perfeita sintonia. Estou testando um quadro com geometria nova e a Soul Cycles está de parabéns, porque o desempenho da bike da linha 2015 tem sido ótimo. Depois de dar meus toque finais e ajustar para minhas medidas, acho que virão outras conquistas. O momento é de superação. No ciclismo o atleta precisa estar 100% em sintonizado com sua bike”, conclui.