Um fabricante canadense de bicicletas elétricas, a Daymak Inc., apresentou por ocasião da feira Interbike 2014 um modelo de roda elétrica alimentada por energia solar, que pode ser instalada em qualquer bicicleta compatível com aros 26 ou 29 polegadas.
A roda DDS – Daymak Drive System é equipada com um motor de 250 watts, alimentada por uma bateria de de polímero de lítio de 36v/12 amperes. Tanto o motor quanto a bateria ficam instalados dentro do cubo da roda, que substitui a roda traseira original da bicicleta.
De acordo com a Daymark, é possível substituir a roda original da bicicleta, instalar o DDS e configurá-lo em menos de cinco minutos
O cubo da roda possui uma série de painéis solares protegidos por uma cobertura plástica. A energia solar captada durante as pedaladas e durante o tempo em que a bicicleta permanece estacionada é convertida em eletricidade para alimentar a bateria.
Segundo o fabricante, cada hora de exposição à luz solar, mesmo em dias nublados, gera uma média de um quilômetro extra de deslocamento. Além disso, a bateria da DDS pode ser carregada convencionalmente, através de carregador ligado à tomada.
O nível da bateria e do modo de condução assistida, bem como outras informações são monitorados mediante um painel de controle fixado no guidão da bicicleta. O sistema funciona por wireless e possui seu próprio painel solar para manter-se carregado. É possível ainda controlar o sistema mediante aplicativo para smarthphone.
A DDS estará disponível para a venda em 2015, em versões aro 26 ou 29 polegadas e com opções de aro em fibra de carbono ou alumínio, por preços a partir de 699 dólares (aro de alumínio).