No Dia Mundial Sem Carro, Fernando Haddad fez de bicicleta o percurso de sua casa, no Paraíso, até o centro da capital paulista
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), aproveitou as comemorações do Dia Mundial Sem Carro para ir de bicicleta de sua casa, na região do Paraíso, para a sede da administração municipal, no centro da capital paulista, acompanhado por ciclistas, jornalistas e pelo secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto.
Na ocasião, Haddad aproveitou para propor, com apoio de cicloativistas, a isenção de tributos estaduais e federais sobre as bicicletas.
“É importante começarmos a batalhar junto aos governos estadual e federal a isenção de impostos para a bicicleta. Eu queria lançar com os cicloativistas um novo abaixo-assinado, (pedindo) além das ciclovias, a isenção fiscal para as bicicletas. Não incide imposto municipal sobre elas. A bicicleta não paga IPTU e nem ISS. Ela paga ICMS, PIS, Cofins e também IPI. Se nós fizermos um esforço, nós conseguiremos baixar muito, talvez 20%, 30% o preço da bicicleta”, afirmou o prefeito.
Se nós fizermos um esforço, nós conseguiremos baixar muito, talvez 20%, 30% o preço da bicicleta”
Fernando Haddad
Haddad disse ainda que se encarregará de levar a pauta junto à Frente Nacional de Prefeitos. “Além das ciclovias, o pessoal vai ter um estímulo a mais para comprar a sua bicicleta e testar essa nova forma de deslocamento pela cidade. Nós estamos querendo oferecer segurança para que as pessoas voltem a curtir São Paulo como fizeram 20, 30 anos atrás, quando os espaços públicos eram muito mais generosos do que hoje”, disse.
400km de ciclovias – Desde que assumiu a prefeitura de São Paulo, Haddad tem como uma das bandeiras de sua gestão a implementação de ciclovias na capital paulista. Em junho, Haddad havia anunciado o plano de criar 400 quilômetros de ciclovias até o final de 2015. Destes, 78 já foram entregues.
De acordo com pesquisa Datafolha divulgada na última quarta-feira, a popularidade de Haddad subiu de 15% para 22%, apesar da grande polêmica causada pela implantação de ciclovias em toda a cidade. A pesquisa aponta também que 80% dos paulistanos são favoráveis à implementação de ciclovias na cidade.