Competição classificatória para Rio 2016 reuniu os melhores pilotos da atualidade. Etapa final aconteceu neste sábado (27) nos Estados Unidos
Após a disputa de cinco etapas, o Brasileiro Renato Rezende, 23 anos, conquistou a sétima colocação geral na Copa do Mundo de BMX Supercross 2014. A última e decisiva etapa aconteceu neste fim de semana, entre os dias 26 e 27 de setembro, em Chula Vista nos Estados Unidos. O evento soma pontos importantes para o ranking mundial, que será o principal critério classificatório para Rio 2016.
O desafio para o brasileiro começou na sexta (26) durante o Time Trial, competição individual contra o relógio disputada pelos 16 melhores atletas do ranking mundial no masculino. Renato conquistou a quarta colocação na prova, ficando a menos de um segundo do primeiro colocado.
Nas fases finais, disputada no sábado, Renato Rezende avançou até as semifinais e terminou a competição na 15ª posição. Rogerio Reis terminou em 54º lugar e Anderson Ezequiel em 63º. O australiano Sam Willoughby foi o campeão da etapa. Com o resultado, Renato somou 85 pontos e terminou a Copa do Mundo na 7ª colocação geral com 510 pontos. O vencedor foi britânico Liam Phillips que acumulou 710 pontos durante as cinco etapas.
O destaque brasileiro na prova feminina foi a atleta Priscilla Carnaval, que após protagonizar uma excelente fase classificatória, na sexta, passou até as semifinais e completou a prova na 11ª colocação. Bianca Quinalha terminou na 24ª colocação. A colombiana Mariana Pajon ficou na primeira colocação. Na classificação geral final, Priscilla conquistou 290 pontos e ficou na 19ª colocação, enquanto Bianca somou 225 pontos e terminou em 24º lugar. A primeira colocação geral ficou com a australiana Caroline Buchanan, após conquistar 925 pontos.
O presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo e membro da Comissão Internacional de BMX da UCI, José Luiz Vasconcellos, também esteve presente no evento. Vasconcellos participou da cerimônia de premiação e elogiou os resultados obtidos pela seleção brasileira. “É importante para o desenvolvimento do ciclismo nacional vermos nossos atletas disputando as primeiras colocações em uma competição com o nível tão elevado. A equipe está de parabéns, os resultados positivos e conseguimos manter uma boa regularidade durante toda a competição”, destacou o presidente.
A seleção competiu em Chula Vista com os pilotos Renato Rezende, Rogerio Reis e Anderson Ezequiel no masculino, além de Bianca Quinalha e Priscilla Carnaval no feminino. A comissão técnica “Plano Brasil Medalhas” foi formada pelos técnicos Guilherme Pussieldi e Daniel Jorge, o fisioterapeuta Anderson Sodeyama e o mecânico José Carlos Neres.