Prova disputada por 204 ciclistas de vários países teve percurso de 254,8km com muita chuva
Os melhores ciclistas do pelotão profissional estiveram presentes para disputar a competição mais importante da temporada. O Campeonato Mundial de Ciclismo de Estrada realizou neste domingo, 28 de setembro, a prova da categoria Elite, em Ponferrada, na Espanha.
O ritmo foi exaustivo desde o inicio da prova e a chuva ajudou a dificultar ainda mais a vida dos atletas. Várias fugas aconteceram, incluindo grandes nomes do ciclismo mundial que também tentaram, de alguma forma, se destacar do grupo principal. Após uma intensa batalha, o jovem ciclista polonês Michal Kwiatkowski, de apenas 24 anos, conseguiu abrir vantagem dos adversários nos quilômetros finais e cruzou a linha de chegada na primeira colocação para garantir o título mundial de 2014.
A disputa do segundo e terceiro lugar foi bastante apertada, sendo definida apenas no sprint final, realizado por um pequeno grupo de atletas. Os experientes ciclistas Simon Gerrans, da Australia, e Alejandro Valverde, da Espanha, travaram um duelo acirrado. Simon levou a melhor e garantiu a prata, seguido por Valverde com o bronze. Os brasileiros Murilo Fischer, Rafael Andriato e Cristian Egidio pedalaram boa parte da prova entre os primeiros colocados, mas acabaram não terminando a competição.
A Seleção Brasileira de Ciclismo de Estrada participou do Campeonato Mundial com os seguintes atletas: Rafael Andriato, Murilo Fischer e Cristian Egidio na Elite masculino; Clemilda Fernandes, Flávia Oliveira e Uenia Fernandes, na Elite feminino; Caio Godoy e Carlos Henrique, na Sub-23 masculino; André Gohr e Rodrigo Quirino, na Junior masculino e Ana Paula Casetta e Renata Lopes na Junior feminino.
O grupo foi comandado pelo técnico Cassio de Paiva, acompanhado pelos dirigentes Marco Barbosa e Emerson Silva, o mecânico Pablo Pelusso e os técnicos Alejandro Gonzales e Jean Jacques, do Centro Mundial de Ciclismo da UCI, que estiveram supervisionando a Seleção Brasileira no Mundial.