O que pode parar uma bicicleta com 150mm de curso e pneus de 4.25 polegadas de largura?
Um pequeno fabricante de Las Vegas, Estados Unidos, reclama o privilégio de criar a primeira fat bike desenvolvida para competições de Downhill.A nova 11nine Hemicyon combina a facilidade de transposição de obstáculos proporcionada pelos pneus de 4,25 polegadas com um quadro full suspension com 150mm de curso de amortecimento em ambas as extremidades, resultando em uma bicicleta capaz de enfrentar as trilhas mais medonhas, desde que em ladeira abaixo.
Seu quadro reforçado em alumínio é montado com uma balança traseira com 465mm de stays, uma medida incomum em bikes de DH, mas necessárias para acomodar o gigantesco pneu traseiro.
A Hemicyon utiliza amortecedores customizados da marca MRP. Com “apenas” 150mm de curso, se comparados com amortecedores utilizados em DH, trabalham perfeitamente em conjunto com os pneus VEE Rubber H-Billie, cuja pressão de trabalho recomendada é entre 8 a 20psi.
A combinação resulta em uma bicicleta virtualmente capaz de transpor obstáculos como raízes, pedras e buracos como se fossem um simples meio-fio, embora obviamente de forma não tão ágil quanto bicicletas de DH convencionais.
A fat bike da 11nine utiliza o grupo transmissor Shimano Zee, de 1 x 10 velocidades (cassete 11-40 dentes), com pedivela Fat Lab e coroa Race Face de alumínio.
Para parar este verdadeiro bulldozer de duas rodas, a Hemicyon utiliza os freios Shimano Zee, com quatro pistões hidráulicos e tecnologia ICE-Tech de refrigeração das pastilhas.
A nova 11nine Hemicyon estará disponível para venda nos Estados Unidos a partir de 2015 na forma de bicicleta completa (5.099 dólares) ou quadro avulso (1.869 dólares).