Ciclista fluminense tem 42 pontos de vantagem para o vice-líder, o catarinense Ricardo Pscheidt. Prova será realizada de sexta-feira (10) a domingo (12), no Centro Cultural e Turístico Brasital
Principal competição de Mountain Bike da América Latina, a Copa Internacional Levorin de MTB conhecerá neste fim de semana, em São Roque (SP), os campeões da sua 19ª edição. Entre sexta-feira (10) e domingo (12), no Brasital, serão realizadas as provas de Sprint Eliminator (XCE) e Cross Country Olímpico (XCO), em que estarão em jogo 65 pontos na super elite. Líder com 190 pontos, Henrique Avancini (Caloi) está muito próximo de conquistar o bicampeonato e o único ciclista com chances de desbancá-lo é Ricardo Pscheidt (Trek/Shimano), com 141.
Avancini chega a São Roque após vencer duas das três etapas realizadas, o Cross Country por Estágios (XCS) em Araxá, e as provas de XCE e XCO em São João del-Rei. Seu companheiro de equipe, Frederico Mariano, foi o vencedor da Maratona (XCM) e Ricardo Pscheidt faturou o Desafio da Ladeira (Uphill), ambas disputas em Congonhas.
“Estou próximo do bicampeonato, mas ainda tenho que consolidar isso, respeitando um adversário da altura do Ricardo Pscheidt. Me preparei bem para a final e acredito que conseguirei chegar em boa forma. Lógico que, assim como no ano passado, a prioridade é o campeonato e não a etapa. A CIMTB Levorin é uma competição longa. O campeão prova que fez uma grande temporada. Ficaria mais do que feliz com mais um título da Copa”, destaca Avancini, de Petrópolis (RJ).
Assim como Avancini, também atleta da seleção brasileira de Mountain Bike, Pscheidt reconhece que o ano intenso, com muitas provas no exterior, pode atrapalhá-lo na briga pelo título. “Tive uma temporada de muitas competições e viagens, preciso admitir que a essa altura do campeonato senti o cansaço bater. Será uma prova em que, acima de tudo, terei que trabalhar muito o psicológico para buscar um resultado bom”, revela o ciclista catarinense.
“A luta pelo título esta difícil. O Avancini abriu uma boa vantagem na pontuação. Mas, de qualquer forma, terminar com o vice-campeonato seria muito importante e de grande valor para mim. Porém, assim como a falta de sorte que tive na etapa de Congonhas, onde não fiz uma boa Maratona e muitas coisas deram erradas, vai que dessa vez as coisas transcorram de forma favorável. Vamos lutar e acreditar até a bandeirada final”, completa Pschedit.
Enquanto Henrique Avancini tenta o bicampeonato, Rubinho Valeriano é o maior vencedor da CIMTB Levorin entre os homens, com o penta entre 2008 e 2012. Edivando Cruz é o segundo maior vencedor, com dois títulos, e Daivison Alves, Robson Ferreira, Marcio Ravelli, Odair José Pereira, Abraão Azevedo, Tiago Aroeira e Ricardo Pscheidt, foram campeões em uma oportunidade.
Programação do evento – A programação no Centro Cultural e Turístico Brasital começa na sexta-feira (10), a partir das 14h, quando será feita a tomada de tempo para definição dos finalistas do XCE, classificando os 16 melhores no masculino e as oito melhores no feminino.
Quem passar à final, competirá no sábado às 9h. Em seguida, das 10h às 17h, a pista estará livre para treinos de todas as categorias, com o congresso técnico às 17h45. A corrida pedestre noturna, CIMTB Pearl Izumi Night Run, com largada às 19h, fechará o dia.
No domingo (12) serão realizadas as quatro largadas do XCO, sendo a primeira às 8h, com a Copa LM Bike de Amadores, exceto a categoria Segurança Pública. A segunda e terceira largadas serão às 10h e 12h, respectivamente, enquanto super elite e elite feminina, encerram a etapa de São Roque, largando às 14h.