SolaRoad terá células fotovoltaicas para converter energia solar em elétrica para alimentar as bicicletas elétricas que trafegam sobre ela
Situada a 25 quilômetros de Amsterdam, a cidade holandesa de Krommenie será palco de um projeto inovador nas áreas de mobilidade urbana e energética. Trata-se da SolaRoad, uma incrível ciclovia que utiliza como pavimento módulos compostos por células voltaicas, capazes de produzir energia elétrica que pode ser aproveitada não apenas para a iluminação da pista, mas também alimentar as baterias das bicicletas elétricas que transitam sobre ela, através da tecnologia de indução magnética.
Segundo Sten DeWit, um dos responsáveis pelo projeto SolaRoad, a ciclovia é um projeto experimental que visa estudar a potencialidade da tecnologia. De acordo com ele, a ideia é que em um futuro próximo, rodovias construídas com este pavimento especial possam ser utilizadas para alimentar os automóveis e ônibus através de uma energia limpa e renovável.
Um dos maiores desafios na construção da ciclovia é a desenvolvimento de um painel solar que proporcione boa captação de energia solar, mesmo que sua superfície esteja coberta pela sujeira das ruas. Além disso, o pavimento da ciclovia, que é construído em módulos de 2,5 por 3,5 metros, precisa ser resistente o suficiente para aguentar o peso dos veículos sobre ela.
Segundo DeWit, a ciclovia SolaRoad não apenas cumpre estes requisitos como possui uma superfície com bom atrito para ser utilizada por qualquer tipo de veículo.
A ciclovia de Krommenie, que será inaugurada no próximo dia 12 de novembro, deverá ter uma produção de energia inferior em 30 por cento em relação à produzida pelos painéis solares convencionais, já que estes últimos podem ser alinhados com o Sol.