João Marinho encontra-se há mais de uma semana desaparecido em trilha considerada de alta periculosidade
O ciclista português João Marinho, de 31 anos, está há uma semana desaparecido na região dos Picos da Europa, formação montanhosa na Cordilheira Cantábrica, ao norte da Espanha. Segundo autoridades portuguesas e espanholas, o desaparecimento foi anunciado depois de seu carro ter sido encontrado no estacionamento de uma pousada da região.
As buscas, coordenadas pelo Grupo de Resgate em montanha da Guarda Civil espanhola, até o momento não obtiveram resultado. “Existe um grande risco que ele tenha caído naquela zona montanhosa que é muito perigosa, ainda por mais com neve”, informou o secretário de Estado português José Cesário.
João Marinho, natural da cidade portuguesa de Amarante, apresenta-se como um “viciado em esportes de aventura” e apaixonado pela exploração de montanhas e desertos. Engenheiro eletrônico por formação, é atualmente presidente executivo da Nexplore, empresa que organiza eventos esportivos de modalidades distintas.
Recentemente, o atleta havia participado de um curso de formação em socorrismo e sobrevivência, o que alimenta a esperança de seus amigos e familiares que ele esteja bem.
A Guarda Civil espanhola confirma que as buscas para encontrar o jovem português continuam. Atualmente, a região encontra-se com o tempo limpo, após de ter-se verificado alguma nebulosidade nos últimos dias.