O fabricante coreano de pneus Tannus Tires apresentou ao mercado um modelo de pneu, destinado ao uso urbano, que diferencia-se dos modelos convencionais por possuir uma construção totalmente sólida, sem câmaras de ar ou líquidos selantes.
O pneu é composto por um polímero especial denominado Aither, que promete uma pedalada totalmente livre de furos, mantendo o nível de conforto e resistência de rolagem similar ao dos pneus convencionais.
A ideia de se utilizar pneus sólidos não é nada nova e se confunde com a própria história da bicicleta. Os primeiros modelos de bike utilizavam pneus de borracha maciça até que em 1887 John Boyd Dunlop criou o primeiro pneumático. Tipicamente pesados e desconfortáveis, os modelo sólidos caíram rapidamente no ostracismo.
De acordo com a Tannus, o novo modelo de pneu diferencia-se, – e muito – dos pneus de borracha sólida. “o composto Aither utilizado em nossa linha de pneus alia a resistência da borracha sólida com o conforto e resistência de rolagem dos pneus convencionais com câmara”, diz o gerente de vendas da Tannus para a Europa, Jazz Walia. “nossa campanha de marketing não pretende convencer a todos, mas as pessoas precisam esquecer tudo que sabem sobre pneus sólidos e experimentá-lo com a mente aberta”.
Algumas das vantagens de se utilizar pneus sólidos são óbvias. O novo modelo da Tannus possui uma durabilidade média de 15 mil quilômetros, algo impensável em um pneu convencional. Voltado para a prática do ciclismo urbano e de mobilidade, o novo pneu elimina de vez a preocupação com reparos devido à furos, algo particularmente útil em regiões de clima frio, onde trocar uma câmara de ar sob chuva ou neve definitivamente não é um boa opção.
O modelo Musai, com as medidas 700 x 23c pesa apenas 380g, algo não muito longe do peso de um pneu Continental Gator Skin, com câmara de ar e fita de aro — e vem com duas opções de dureza, para simular diferentes pressões de ar (Soft, equivalente a 85-90 psi; e Hard, que simula a pressão de 110psi).
O novo pneu da Tannus está sendo comercializado na Europa por 400 reais o par.