Novo estacionamento público é um verdadeiro centro de ciclismo, com bombas de calibragem de pneus, loja de bicicletas, área de descanso e vestiário com ducha para banho
Na cidade de Malmö, na Suécia, cerca de 30% dos cidadãos usam a bicicleta todos os dias como meio de locomoção. Graças a estes números, o site de cultura ciclística Copenhagenize incluiu a cidade como uma das 20 mais adequadas do mundo para o ciclismo urbano.
Em 2013, a cidade colocou em ação um plano de 47 milhões de euros para financiar diferentes iniciativas que pretendem elevar esta cifra. Nesse contexto, no início do ano de 2014 foi inaugurada a Estação Central de Malmö, a 3ª estação intermodal mais importante do país, com um novo estacionamento público para 1.500 bicicletas que é um verdadeiro centro de ciclismo, devido aos serviços que oferece.
Bombas de calibragem de pneus, loja de bicicletas, áreas para descanso, vagas especiais para bicicletas de carga, além de vestiários com duchas para banho são alguns dos serviços que este estacionamento oferece.
O estacionamento, chamado Ride & Bike, conta com acessos diferenciados para pedestres e ciclistas, facilitando os deslocamentos dos diferentes usuários. Por isto, quando os ciclistas chegam ao local, devem passar por uma rampa diferente daquela dos pedestres, de forma que possam entrar na estação pedalando suas bicicletas.
Ride & Bike possui 2.500 m², que se dividem em duas áreas: uma externa e outra interna. A primeira, de uso gratuito, possui capacidade para 800 bicicletas, está aberto todos os dias durante 24 horas e conta com guardas, mas não conta com vagas para bicicletas de carga.
Já a área interna, construída abaixo do canal de Malmö, possui capacidade para até 700 bicicletas, ao custo de uma uma taxa mensal de 11 dólares. Nesta parte do estacionamento, porém, todos os serviços podem ser acessados, inclusive as vagas para bicicletas cargueiras e as duchas.