De longe, trata-se do selim com o design mais bizarro de todos os tempos. Seja como for, o visual bizarro do Manta, promete ser mais do que mera curiosidade, ao prometer um nível de conforto jamais alcançado em selins de desenho tradicional, ao distribuir uniformemente o peso do ciclista, reduzindo assim os pontos de pressão.
Ao contrário dos selins de estrutura rígida tradicionais, o Manta Saddle utiliza uma série de elementos móveis que oscilam lateralmente ao longo de um eixo central, permitindo que a estrutura se movimente juntamente com o movimento das pernas do ciclista.
A ideia, segundo o fabricante, é distribuir de maneira mais eficiente o peso do ciclista, evitando a pressão excessiva na região do períneo, próstata e ossos isquios.
Além disso, seu layout diferenciado proporciona, de acordo com seus desenvolvedores, uma área de apoio de 3 a 4 vezes maior que nos selins comuns, além de aumentar a ventilação na região glútea.
O novo selim Manta Saddle é comercializado em duas versões, que enfatizam o baixo peso (9 elementos) ou maior conforto (13 elementos). A versão com 13 elementos é vendida mediante encomenda, enquanto que a versão de 9 elementos pode ser adquirida diretamente no website da Manta por 112,80 dólares.