A cada dia que passa, as bicicletas de duplo amortecimento ou full suspension, como são mais conhecidas, ganham espaço no cenário das competições XC de média e longa duração. Pensando nisto, o fabricante estadunidense Felt apresenta para a temporada 2015 a versão renovada de seu modelo topo de linha, a Edict FRD, uma full suspension desenvolvida especificamente para oferecer o máximo rendimento em provas de Cross Country.
O quadro deste espetacular modelo é fabricado em fibra de carbono com a tecnologia proprietária UHC TeXtreme que, segundo o fabricante, resultou em um quadro pesando 10% menos que os modelos anteriores, embora tendo sua resistência aumentada em 15%. O sistema de amortecimento traseiro utilizado, como em outros modelos da marca, é o Felt FAST, que utiliza pivôs oversized com 15mm de diâmetro em um eixo construído em liga de alumínio 7005, o que mantém o baixo peso e garante uma boa rigidez e resistência. O sistema, assim como o amortecedor dianteiro, possui 100mm de curso, livre de qualquer interferência.
O quadro da nova Felt Edict FRD 2015 incorpora uma série de avanços tecnológicos, como tubo da caixa de direção cônico, roteamento interno dos cabos e conduítes, montagem direta do câmbio dianteiro (opcional) e eixo da blocagem da roda traseira com 12 x 142 milímetros, o que sem dúvida garante a máxima confiabilidade nas condições mais extremas de pilotagem.
Desenvolvida para ser utilizada com desenvoltura em provas de XC e Marathon, a Felt Edict FRD 2015 vem equipada com o amortecedor dianteiro “invertido” RockShox RS-1 com 120mm de curso, que trabalha em conjunto com o amortecedor traseiro Monarch XX, também da RockShox. A Felt equipou o modelo com uma seleção primorosa de componentes, que inclui rodas com aros de carbono DT Swiss XMC 1250 Spline, grupo transmissor SRAM XX1 de 1 x 11 velocidades, freios a disco hidráulicos SRAM XX e um mix de componentes das marcas Easton, ESI e WTB.
Especificações técnicas
- Quadro Felt FRD XC de fibra de carbono UHC TeXtreme
- Sistema de suspensão proprietária Felt FAST, com 100 milímetros de curso
- Tubo de direção cônico
- Eixo de roda traseira X12
- Caixa de direção BB standard com 73 milímetros
- Roteamento interno dos cabos e conduítes de marcha
- Amortecedor dianteiro RockShox RS-1 com 120 milímetros de curso
- Amortecedor traseiro RockShox Monarch XX, na medida 165 x 38mm e 100mm de curso.
- Grupo transmissor SRAM XX1 de 1 x 11 velocidades, com pedivela Race Face Carbon Next e coroa de 32 dentes
- Freios a disco hidráulicos SRAM XX, com rotores de 180 (dianteiro) e 160 milímetros (traseiro)
- Rodas DT Swiss Carbon XMC 1250 Spline de 29 polegadas, com cubo dianteiro Predictive Steering
- Pneus Schwalbe Nobby Nic EVO TL na medida 29 x 2.1″
- Peso declarado de 10kg (tamanho 16″)
- Tamanhos disponíveis: 16″, 18″, 20″ e 22″