Segundo projeto de lei do deputado Robério Negreiros (PMDB), cada suporte deverá ter capacidade para abrigar pelo menos três bicicletas
Os deputados distritais da Câmara Legislativa do DF aprovaram, em redação final, o projeto de lei n° 1.260/12, que determina às empresas de transporte coletivo local que instalem suportes (racks) para bicicletas em seus ônibus, similar aos modelos utilizados em cidades como Miami, Los Angeles e outras cidades dos Estados Unidos e Europa.
De acordo com a proposição, de autoria do deputado Robério Negreiros (PMDB), cada suporte deverá ter capacidade para abrigar pelo menos três bicicletas, com travamento acionado pelo motorista.
Segundo o deputado, a proposta tem o intuito de criar iniciativas que facilitem a locomoção de ciclistas e suas “bikes”. Ele ainda destaca que a medida já foi adotada em outros estados.
“Nossa proposta visa beneficiar todos os usuários de bicicletas do DF. Com o suporte o ciclista poderá utilizar em parte de seu trajeto a bicicleta e em outra o transporte coletivo, se assim preferir”.
O parlamentar destaca que o suporte contribui para a segurança do trabalhador. “Se o ciclista encontra dificuldades no dia a dia, como o pneu furado ou em caso de chuva poderá recorrer ao transporte público”, ressaltou.
De acordo com a proposta os suportes deverão ser colocados na parte dianteira ou traseira externa dos veículos, e deverão ter espaço para no mínimo três bicicletas. Eles funcionarão semelhantes aos usados em automóveis.