24 de novembro de 2024

São Paulo dá início às obras das ciclovias na Avenida Paulista e no Minhocão

Duas das mais importantes vias da cidade de São Paulo passarão a contar com ciclovias em seus canteiros centrais: Avenida Paulista e o Elevado Costa e Silva, conhecido como Minhocão.

As obras, que foram anunciadas no fim do ano passado, deverão ser concluídas em 180 dias. As ciclovias serão instaladas nas faixas próximas ao canteiro central, longe dos corredores dos ônibus. A estrutura será conectada a outras onze ciclovias já existentes e, segundo a Companhia Engenharia de Tráfego (CET), custarão R$ 15 milhões.

O projeto da ciclovia da Avenida implicará no estreitamento das faixas dos veículos automotores: as faixas de ônibus ficarão com 3,3 metros e as de carros serão reduzidas de 3 metros para 2,8 metros. Durante o período de construção, as faixas da esquerda em ambos os sentidos da avenida  serão interditadas. Segundo a CET, a ciclofaixa de lazer, que funciona aos domingos será desativada durante o período de obras.

A ciclovia na avenida mais importante de São Paulo é uma reivindicação antiga dos ciclistas da cidade, já que o local tem sido palco de diversos acidentes fatais envolvendo ônibus e ciclistas. Com a nova faixa exclusiva, a segurança deverá aumentar, além de melhorar a mobilidade sobre duas rodas na região central da cidade.

Além da Paulista, uma importante via da cidade também receberá estrutura cicloviária. Trata-se do Elevado Costa e Silva, o Minhocão, cujas obras de implementação tiveram início nesta última segunda-feira (5). Segundo a CET, a partir das 23h a faixa esquerda da Rua Amaral Gurgel, entre a Rua Major Sertório e o Largo do Arouche será bloqueada e permanecerá assim durante seis meses.

As novas ciclovias fazem parte do projeto da prefeitura de São Paulo, que prometeu entregar até o final de 2016 nada menos que 400 km de faixas exclusivas para bicicletas.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização