Na maioria das vezes, quando os fabricantes de componentes de bicicleta lançam um novo produto, a questão do preço raramente é destacada. Não é o caso no novo SRAM DB5, um freio a disco de acionamento hidráulico cujo grande diferencial é justamente o atrativo preço de 99 dólares, o que o torna um dos modelos mais baratos do mercado.
Lançado no ano passado na mesma época que o modelo topo de linha da SRAM, o Guide, o DB5 passou praticamente despercebido da imprensa especializada, cujo interesse maior centrou-se no anúncio, por parte da SRAM, do fim de sua marca-satélite Avid como fabricante de freios.
De fato, o novo DB5 chega ao mercado com a tarefa de substituir com vantagens o modelo Avid Elixir 5, que sai das prateleiras do mercado sem deixar muitas saudades.
Com exceção dos pistões de 21mm, o novo DB5 tem muito pouco em comum com seu predecessor. Ao contrário, possui mais em comum com o topo de linha Guide R, como o formato da manete e todo o mecanismo hidráulico interno. Uma verdadeira bênção para os antigos usuários de produtos Avid, que vez ou outra conviviam com problemas de vazamentos no sistema. A única diferença entre os modelos, além do grafismo, está no ajuste das pastilhas, que no Guide dispensa ferramentas e no DB5 necessita de uma chave allen.
Como em toda a nova linha de freios SRAM, o DB5 utiliza os rotores (discos) Centerline, fixados ao cubo por seis parafusos do tipo torx. Este novo modelo de rotor, segundo a SRAM, mantém uma fricção mais consistente, evitando vibrações indesejadas e melhorando o poder de frenagem sem aumento de ruídos.
O novo freio a disco SRAM DB5 será fornecido como componente de série de diversos modelos e marcas de bicicletas situadas na faixa dos 1.500 a 2.500 dólares, podendo ser adquirido de forma avulsa em lojas como a Jenson USA, ao preço de 99 dólares cada (rotor vendido separadamente), nas cores preta ou branca. O rotor Centerline é vendido a 44 dólares cada.
Especificações tácnicas
• Peso: 410g
• Manete: Alumínio
• Design da pinça: Sistema de 2 pistões
• Cores: Preto, Branco
• Rotor: Centerline (recomendado)
• Pastilhas: Orgânicas, com base em aço
• Fluido de freio: DOT 5.1
• Montagem no guidão: Ambidextra
• Ajustes: Espaçamento da pastilha e inclinação do banjo
• Destaques: Ajuste do espaçamento das pastilhas, reservatório externo (Piggyback), compatibilidade com o sistema de fixação no guidão SRAM MatchMaker X
• Material: Alumínio
• Utilização recomendada: XC/Trail
• Sistema hidráulico: Aberto
• Tamanhos compatíveis de rotores: 140mm (traseiro), 160mm, 170m, 180mm e 200mm
• Substituição das pastilhas sem a necessidade de ferramentas