No Canadá, um país onde as condições climáticas podem ser um verdadeiro inferno gelado para os ciclistas, uma curiosa invenção em forma de sutiã promete aumentar o conforto daqueles que corajosamente enfrentam o frio pedalando.
Trata-se do BarBra, uma capa feita em material isolante térmico que, colocada no guidão da bicicleta protege as mãos do ciclista, evitando o risco de congelamento.
O raciocínio por trás da criação deste curioso produto é que quando pedalamos, as mãos, ao contrário das pernas, permanece imóvel por longos períodos de tempo, diminuindo o fluxo sanguíneo na região. Com isto, as mãos ficam mais expostas ao frio intenso que outras partes do corpo, mesmo com o uso de luvas. Com a exposição prolongada, sintomas como dormência e perda de sensibilidade vão surgindo, levando inevitavelmente ao processo de congelamento.
Segundo seus inventores, a capacidade aerodinâmica do BarBra – junção das palavras Bar (guidão) e Bra (sutiã) – permite desviar o vento gelado, mantendo as mãos em uma temperatura agradável. Embora a questão “aerodinâmica” tenha um certo questionamento, não há dúvidas que o produto adicione uma boa dose de proteção térmica. Além de proteger o ciclista, o BarBra ajuda a proteger as manetes de freio e passadores da corrosão causada por respingos de sal, comumente jogado no asfalto para derreter o gelo.
Além destas virtudes, o produto garante também o aumento da visibilidade do ciclista. Afinal, não é todo dia que vemos alguém pedalando com um sutiã de cores berrantes preso ao guidão…