Uma empresa de transportes coletivos da cidade de São Paulo está testando um sistema de racks para o transporte de bicicletas no interior de seus ônibus. Os coletivos da empresa Sambaíba que fazem a linha 175T-10, que liga os bairros paulistanos de Santana e Jabaquara, permitem que ciclistas embarquem com suas bicicletas nos fins de semana (sábados, após as 15h00 e aos domingos e feriados, durante todo o dia).
De acordo com o Instituto CicloBR, que testou o sistema, o cobrador e o motorista, que receberam treinamento específico, auxiliaram no encaixe da bicicleta, que fica presa no lugar de dois bancos, com fitas e travas.
O sistema tem recebido boa aceitação e até elogios dos demais passageiros, que não se incomodam com a presença da bicicleta no interior do veículo. Ainda segundo o CicloBR, grande parte das pessoas que utilizam o serviço é composta por famílias que levam suas crianças para pedalar no Parque do Ibirapuera.
Incentivo ao uso da bicicleta – A relação com a bicicleta não é exatamente algo novo para a empresa de transportes coletivos Sambaíba. Grande parte de seus funcionários, passam por curso de reciclagem periodicamente, se locomovem para o trabalho pedalando, já que a empresa oferece bicicletário e vestiário em suas garagens, uma política coerente com a nova realidade das grandes cidades.