Princípios e Ação
O conceito de terapia de compressão está num simples e eficiente princípio mecânico: a aplicação de uma peça de roupa elástica ao redor da perna.
Ao aplicar uma compressão gradual nas pernas – forte no tornozelo e mais amena na região da panturrilha, as meias e polainas de compressão ajudam o retorno venoso, reduzindo os danos às paredes das veias, aliviando com eficiência a dor e a sensação de pernas pesadas.
Além do uso esportivo, a compressão é também utilizada na medicina para tratar flebite, trombose, tratamento após cirurgia de veias e alívio das manifestações de doença venosa crônica (pernas pesadas, varizes, edemas, úlceras de perna, etc.). Também pode ser prescrito para prevenir problemas venosos durante a gravidez e viagens longas.
Principais benefícios
1. Recuperação pós-treino
Após exercícios de média/alta intensidade, parte do sangue pode ficar estagnado na região da panturrilha. Segundo estudos, a utilização de polainas de compressão na região por apenas 15 minutes pode aumentar a circulação de sangue na região em até 15%, aumentar a oxigenação sanguínea em 15% e melhorar a eliminação de toxinas em até 113%.
A utilização da compressão em conjunto com a ingestão de suplementos como o WheyProtein e o BCAA irá potencializar a recuperação muscular. Além disso, a compressão ajuda a reduzir a fadiga muscular.
2. Prevenção de lesõesQuando praticamos exercícios, a oscilação causada pelo esforço produz micro danos ao tecido muscular das pernas, resultando em dor e inchaço na região, principalmente em treinos de alta intensidade.
A utilização de meias ou plainas de compressão durante a prática esportiva irá reduzir esta vibração muscular em até 32%, reduzindo assim a fadiga e os danos na região em até 43%, reduzindo drasticamente o inchaço e a dor na região da panturrilha.
3. Performance
Além de aumentar significativamente o nível de oxigenação, a utilização de meias ou polainas de compressão traz ainda benefícios aerodinâmicos. Testes em túnel de vento comprovaram que seu uso pode resultar em uma redução de até 90 segundos em uma prova de triatlo Ironman.
Contra-indicações
As meias e polainas de compressão devem ser evitadas por pessoas com doenças arteriais obstrutivas periféricas avançadas ou insuficiência cardíaca congestiva. Via de regra, não há efeitos colaterais na utilização esportiva, desde que a tabela de tamanhos do fabricante seja seguida à risca.
Classes de compressão
As meias e polainas de compressão são disponibilizadas em diferentes graus de compressão. A pressão exercida pela meia de compressão na área do tornozelo é medida em milímetros de mercúrio (mm Hg). As classes de compressão são definidas de acordo com diferentes normas oficiais (AFNOR na França, GZG na Alemanha, etc.).
Quando utilizar
Além da utilização durante as pedaladas, as meias e polainas de compressão podem ser usadas para uma rápida recuperação pós-treino. Para isto, basta utilize um modelo de alta compressão por cerca de duas horas depois da pedalada. Após este período, troque por um modelo de média compressão (15 a 20mm Hg) e permaneça com ele durante o resto do dia.
Para atletas que costuma locomover-se por via aérea de um local de prova para outro, é recomendável a utilização de produtos de compressão durante a duração do voo, de forma manter-se em boas condições físicas durante o dia da competição.