Vendida apenas nos tamanhos XS, S e M, modelo full suspension do fabricante estadunidense possui geometria específica para usuários com até 1,62m
Antenada com o crescimento dos adeptos de modalidades mais agressivas do mountain bike, a marca norte-americana Kona anunciou para este ano nada menos que sete modelos da linha Process, voltados para a prática do Enduro. Entre os modelos, destaca-se a nova Kona Process 134 SE, desenvolvida especificamente para ciclistas homens e mulheres com estatura abaixo de 1,62m que, por razões óbvias, não se adaptariam corretamente em bicicletas com geometria e/ou formato de rodas maiores.
A nova bicicleta é construída a partir de um quadro em liga de alumínio 6061, com curso de amortecimento traseiro de 134mm, acionado pelo amortecedor RockShox Monarch RT. Para garantir a rigidez necessária na montagem das rodas aro 27.5″ (650B), foram utilizados eixos Novatech de 142 x 12mm (roda traseira) e QR15 (dianteira). Seguindo a atual tendência do mercado, o quadro possui roteamento interno dos cabos e conduítes de marcha e caixa de direção cônica.
Seu tubo superior possui a medida variável entre 54,9cm (tamanho XS) e 60cm (tamanho M) e uma altura em relação ao solo (cavalo) de apenas 65cm, a Process 134 SE adapta-se facilmente a ciclistas de baixa estatura, mantendo um nível de conforto e posicionamento difícil de ser encontrado em outros modelos da categoria, mesmo com a utilização de uma mesa mais curta e com o selim totalmente a frente.
Os stays do triângulo traseiro tem apenas 42cm de comprimento, medida similar a muitas bikes aro 26″. Isto resulta em uma distância entre eixos significativamente menor em relação a outros modelos e resultando em uma bicicleta extremamente ágil nas curvas fechadas e técnicas e um pouco ‘nervosa’ nas descidas.
Assim como suas ‘irmãs maiores’ Process 134 e Process 134A DL, a 134 SE vem com uma excelente configuração de componentes para uma bicicleta nesta faixa de preço. O amortecedor dianteiro é o confiável RockShox Revelation RL Solo Air, com 140mm de curso. O grupo transmissor, de 1 x 11 velocidades, é o SRAM X1, com relação 10-42 dentes no cassete e coroa com 30 dentes.
Os freios utilizados são os bons, bonitos e baratos Shimano Deore, equipados com rotores Centerlock de 180mm de diâmetro (dianteiro) e 160mm (traseiro). Componentes Race Face, FSA e WTB completam o pacote, que ainda conta com o canote telescópico de selim KS Lev DX.
Até o presente momento não temos informações sobre preços ou disponibilidade no Brasil. Em breve, maiores informações.