Após cinco meses de experimento, número de funcionários que vão ao trabalho de bicicleta aumentou 50% entre as empresas que aderiram, de acordo com o Ministério de Ecologia da França
Após cinco meses, o projeto de incentivo financeiro criado pelo governo federal da França de estímulo ao uso da bicicleta como meio de transporte se traduziu em um aumento de 50% do uso deste meio de transporte, de acordo com o Ministério de Ecologia deste país.Desde o ano passado, o governo francês está pagando 0,25 euros por quilômetro percorrido a funcionários que se desloquem de bicicletas para seus locais de trabalho.
Na maior parte dos casos, a adesão ao experimento foi feita através de um formulário no qual o trabalhador se comprometia a realizar os trajetos para o trabalho de bicicleta e devia especificar quantos ao mês.
Os responsáveis pelo teste detalharam que quem aderiu declarou uma distância média de pouco mais de cinco quilômetros (superior aos 3,4km de uma pesquisa de 2008 como referência) que deve ser ‘afinada’ porque “parece que esteja relacionada com o impacto financeiro”.
Seja como for, as empresas que aderiram ao sistema afirmaram que não tiveram muitas dificuldades para verificar as distâncias percorridas.
O Ministério de Ecologia ressaltou que o resultado é muito positivo não apenas para o trânsito das grandes cidades, mas também para a saúde da população, já que o risco de doenças diminui com a prática de exercícios físicos.
Com o estímulo ao uso da bicicleta fez também com que um terço dos novos ciclistas passasse também a utilizar a bicicleta para outros usos, como fazer compras ou se movimentar em seu tempo livre.
A experiência, financiada pela Agência do Meio Ambiente e Controle da Energia, coincide com a tramitação no Parlamento francês do projeto de lei sobre transição energética, na qual se inclui o pagamento desta indenização aos que vão para o trabalho de bicicleta e que busca reduzir o consumo das famílias, assim como o peso das energias fósseis e nuclear.