Prova realizada em Rio das Flores foi válida pelo ranking nacional na classe 4 e reuniu grandes nomes do ciclismo brasileiro
O tempo amanheceu aberto na cidade carioca de Rio das Flores e o sol forte foi mais um obstáculo para os atletas que participaram do Desafio Tour do Rio, que aconteceu neste domingo. Na categoria elite masculina quem subiu ao pódio foram os atletas Alex Arseno, Armando Reis e Raphael Mendes. Já na categoria feminina o resultado confirmou o favoritismo de Ana Paula Polegatch, que ficou em primeiro, seguida por Roberta Stopa. Ana Paula Casetta, que estreou na categoria elite, fez bonito e conquistou a terceira melhor posição.Polegatch foi o destaque da manhã e terminou a prova com vantagem expressiva sobre as demais competidoras. Com o tempo de 1h27m5s, ela cruzou a linha de chegada quase doze minutos antes da segunda colocada, Roberta Stopa. Em terceiro lugar, uma grande surpresa e promessa para o ciclismo feminino: Ana Paula Casetta, aos 18 anos, fez sua primeira competição na categoria elite e já afirmou seu lugar no pódio
Polegatch afirmou que essa vitória é parte de um trabalho em equipe que vem sendo construído com muita força, e que, graças a sua companheira Camila Coelho, ela conseguiu a primeira posição. “Estou muito feliz com esse resultado. Não esperava terminar com essa diferença de tempo. Corri cerca de 47 quilômetros sozinha e não tinha noção da posição das outras atletas. Começamos a temporada no Brasil com o pé direito e agora vamos rumo a 2016!”, festeja.
Na categoria elite masculina os três primeiros colocados foram Alex David Mayer Arseno, Armando Reis da Costa e Raphael Mesquita Mendes, respectivamente. Assim como esperado, Alex considerou o calor um grande desafio: “A condição do asfalto com o sol tornou a corrida muito dura. A nossa equipe treinou bastante e meu resultado acabou sendo a consequência da nossa dedicação. Quando passei na linha de chegada senti um misto de emoção e muita felicidade!”, comemora Alex.
Após o sucesso do Desafio Tour do Rio, Maria Luisa Jucá, diretora geral do evento, já adiantou sobre a próxima edição: “O próximo desafio já tem data marcada. Será no dia 25 de outubro e queremos que seja no Rio de Janeiro, no mesmo percurso que será utilizado nos jogos olímpicos. Já enviamos a solicitação à Prefeitura e aguardamos o retorno.”